O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

terça-feira, julho 02, 2013

Querido e amado marido, não leias ou vais dizer que é um recado em forma de post

Há um dia em que percebemos que estamos cansadas.
Tão cansadas que as dores no pescoço e nas costas que só desapareceram ao fim de quatro dias de férias, estão novamente instaladas ao fim do primeiro dia de trabalho.
E então há um dia, em que paramos para pensar porque estamos tão cansadas.
Em que nos perguntamos, qual o dia, qual a hora, qual o momento, em que decidimos que seríamos sempre a primeira pessoa a acordar, de segunda a domingo.
Que haveria momentos, em que estaríamos em modo multitarefas, enquanto a outra pessoa crescida cá de casa está no sofá, sendo que o inverso nunca é verdadeiro.
Qual o momento em que decidimos, que quando as mãos e o tempo não chegam para o modo multitarefas, temos que pedir favores.
 E então sabemos que a culpa é nossa. Porque sabemos que houve uma altura em que puxar para nós a maior parte das tarefas era uma forma de mimo, de mostrar ao outro que não nos importávamos que o amor nos saísse do pelo. Em troca recebíamos um agradecimento, beijinhos e abraços, e aquilo valia a pena para vermos o outro feliz no seu descanso. Além disso tínhamos menos uns anos, e menos uns filhos, e uma empregada seis dias por semana.
E então há um dia em que descobrimos, que aquilo que começou como uma forma de mimar o outro, se tornou na nossa incontornável obrigação, sem direito a qualquer agradecimento.
E então pensamos que a vida das mulheres é fodida, sempre foi e continua.
E temos que fazer escolhas igualmente fodidas, ou escolhemos ser a escrava Isaura, ou a chata insuportável que não deixa o homem em paz, não admira que um dia destes ele se ponha a andar para casa da mãe, afinal viveu lá tantos anos e nunca teve que mexer uma palha, agora aturar esta gaja com a mania que manda em tudo, uma desmancha prazeres sempre a lixar a cabeça de um homem.
E sabemos que não queremos ser a chata insuportável e não queremos que ele se ponha a andar para casa da mãe.
 Mas sabemos que também não queremos ser a escrava Isaura, e queremos que alguém se preocupe com as nossas dores no pescoço e nas costas. E nas pernas, e nos braços.
Eu disse que a escolha é fodida.
Agora tenho que ir. Há três crianças a chamar mãe ao mesmo tempo e todas querem coisas diferentes.
E a maquina da roupa terminou e há roupa para estender.
E em calhando as dores no corpo são gripe.
Ou stress pós ferias.

12 comentários:

  1. Sim, é verdade que muitas vezes tomamos as rédeas das tarefas domesticas porque, habitualmente, somos mais despachadas e decididas a fazer as coisas. Mas há uma coisa q eu aprendi: nunca criticar as tarefas feitas pelos homens. Mesmo que os lençóis da cama nao fiquem bem esticados ou q demore uma eternidade a dar banho aos miúdos ou que não esteja a fazer o refogado da maneira que nós fazemos. É que é logo meio caminho andado para deixarem de fazer as coisas. Por isso, toca a dizer que sim, que ficou tudo bem feito, e que deu um jeitaço a ajuda dele (porque mesmo que os lençóis da cama nao tenham sido esticados devidamente, pelo menos a cama ficou feita e o quarto mais ou menos arrumado...) :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Eu sou das chatinhas que pedem ajuda e depois vão por trás emendar o que fizeram. Tenho mesmo que trabalhar essa parte do meu feitiozinho exigente...

      Eliminar
  2. Lá em casa vamos dividindo tudo mas eu acabo por fazer mais do que ele pois não gosto de coisas desarrumadas nem sujidade acumulada. Quando vejo que ele se esta a encostar demasiado deixo de lhe passar a roupa a ferro, ou faço só comida para mim e para a minha filha ou dou-lhe pontapés sempre que tenho que me levantar porque fui chamada mas ele tem de "sofrer" tb e acordar, tal como eu. Porque sou mais despachada, de manhã preparava o pequeno almoço dos três em simultaneo (ele é uma lesma a fazer o que quer que seja!!) quando o "beijinho e obrigada" deixou de existir, deixei de fazer. Ele ajuda muito, é verdade, é quem passeia os caes 3x/dia, trata do quintal, trata da maquina da loiça,etc, mas, fora isso, tem de ser tudo com pedidos escritos e lembretes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondi mais abaixo. Ficou em modo não resposta...bjs

      Eliminar
  3. Eu não quero que ele ajude, quer mesmo que faça 50% do que há para fazer (mais ou menos - já se sabe como funcionam estes 50%) porque eu trabalho (fora de casa) tanto ou mais do que ele (aposto mais no mais do que no tanto!). E não, não sou a feminista nem a durona que estas palavras possam indicar mas se há coisa que me deixa em modo arreliada (o que eu gosto desta palavrinha) é eu andar em modo multitarefas corre-corre e ver pelo canto do olho um senhor estiraçado no sofá a olhar para a televisão. Ui... sobe-me cá uns calores e levanta-se um vento lá pelo burgo que não vos digo nem vos conto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso! Até me sobem os calores. Mas os 50% é do género nem no meu melhor sonho! Já só queria que quando estou a fazer o jantar e está uma Migalha na banheira a pedir a toalha, ele não faça ouvidos de mercador!

      Eliminar
  4. O meu tambem faz alguma coisa, mal seria!
    Mas eu faço muito mais! E as que nao faço é porque estou a trabalhar, e não a descansar...
    O que nao sou capaz é de nao lhe fazer o jantar e assim, reclamo, barafusto, mas acabo sempre a fazer...

    ResponderEliminar
  5. Pois, eu também acabo por fazer porque não consigo passar ao lado, pelo menos, de algumas coisas mas levo sempre com o alcunha de chata e rezingona e sabe-se lá mais o quê. São as mãezinhas queridas que fazem tudo aos meninos e depois eles acham que é igual com as mulherzinhas. Hellooooo! Acordem porque não pode ser. As mãezinhas não trabalhavam, já as mulherzinhas trabalham por três ou quatro.

    ResponderEliminar
  6. Eu sou como tu; vou sempre por trás achando que só há uma maneira absolutamente correcta de fazer as coisas e que é a minha, mas, graças a Deus, o homem responde-me sempre da mesma maneira "Team Work" e obriga-me a deixá-lo fazer também.
    Se assim não fosse o mais provavel era estar como tu.

    ResponderEliminar
  7. Bolas...Nem sabia que existiam homens assim. Team work, sério? Tu a quereres fazer e ele a insistir para ajudar? Percebi bem?
    Só espero que Dito-Cujo leia esta caixa de comentários e se inspire! :DD

    ResponderEliminar
  8. Juntam-se as 5 dondocas acima e cada uma só tem 20% do trabalho. Easy.

    Se tenho visto isto mais cedo nao tinha carregadi um copo até a maquina. Ingrata.

    Já agora, podes vir para o quarto?

    Ass: Dito-Cujo

    ResponderEliminar
  9. Não há, como é obvio, nenhuma prova que este Dito-Cujo seja o original e legitimo. Até porque o verdadeiro, hoje, carregou um prato, um garfo, uma faca, uma saladeira e um tabuleiro para a cozinha. Uma trabalheira...
    Já a ultima frase... Até poderia ser.

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente