O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

quarta-feira, maio 15, 2013

Carta Aberta a S. Pedro

Exmo Sr. São Pedro
Querido São Pedro

Pensei muito antes de te escrever estas linhas. Sei que deves ser uma pessoa ocupada, o Mundo é grande e dá uma trabalheira decidir que tempo vai fazer em cada parte. Enquanto eu tenho que decidir se calço as botas pretas ou as sabrinas azuis, tu tens que decidir se mandas um tufão para a China ou se bates records de temperaturas máximas na Amareleja.
Em frente. Pensei muito, mas decidi escrever-te na mesma, na esperança de te apanhar na pausa do café ou a navegar com o iPad na casa de banho.
São Pedro, a vida em Portugal é lixada. Tu ouves as notícias, isto está a pegar fogo. Há desempregados, há fome, os impostos são em resma, o Passos Coelho e o Garpar envelheceram vinte anos desde que chegaram ao governo, há manifestações, greves, a malta está sem cheta.
Mas sempre tivemos uma coisa boa e ainda por cima barata: a vida ao ar livre. Somos um país de clima temperado e ameno, de lindos dias de sol e calor, temos uma costa de praias maravilhosas. Ir à praia é uma coisa barata, estás a ver? Levam-se umas sandochas, compram-se uns gelados aos putos, metem-se dez euros de gasóleo e fazemos uma festa. Quem não tem dez euros para o gasóleo, ou não pagou o seguro do carro, ou já lhe levaram o carro porque não pagou o empréstimo, tem os parques. Ir ao parque é muita barato, estás a ver? A malta leva uns pacotes de bolachas, solta os putos nos escorregas, e fica ali, apanha ar, apanha sol, lembra-se quando tinha dinheiro para ir passar os fins de semana ao turismo rural, ou de como era boa a vida antes de deixar de pagar o carro.
Quando chove isto é uma merda. Temos de enfiar os putos na KidZania ou no cinema (sabes quanto custa levar três putos ao cinema?), ou no Oceanário, ou ficamos em casa a ter crises de nervos e a distribuir galhetas a torto e a direito. Nos dias mesmo maus e deprimentes, podemos ir almoçar ao McDonalds do Colombo.
Estás a ver onde quero chegar? Nós aguentamos o meio ano que temos de Inverno, porque sabemos que a seguir vem a Primavera e o Verão, e já se sabe que com sol tudo se leva melhor.
Estamos em Maio. A Primavera começou dia 21 de Março. Não faças essas cara de espanto, toda a gente sabe que o tempo passa a correr.
Estamos cansados. Precisamos do nosso clima de volta. As pessoas marcam casamentos para Maio, sabias? As noivas mandam fazer vestidos sem mangas e sem costas e organizam almoços na beira da piscina.
É isto. Não te tomo mais tempo, que precisas de ir tratar do tempo (não teve graça, eu sei) mas se puderes, faz lá essa coisa tão portuguesa como o céu azul: dá aí jeitinho,vê lá o que se arranja.

Xaxia

2 comentários:

  1. Ganhaste a minha total empatia quando falaste em Mcdonalds (auch) e Colombo (auch), tudo junto (auch) e quando me relembraste que tenho um casamento este sábado e o vestido não tem mangas....

    ResponderEliminar
  2. HomemdeSaltosAltosquarta-feira, 15 maio, 2013

    O melhor texto até ao momento deste blog.
    Muito bom mesmo :)

    GodSpeed

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente