O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

domingo, fevereiro 09, 2014

Para mim a oração é...

Na catequese perguntava-se o que era para nós a oração.
Entre longos textos de quem pede saúde para os filhos, e paz no mundo, e agradece tudo e tudo e tudo, estava o meu.
"Para mim a oração é... conversar com Deus". Assim, três palavras. Conversar. Com. Deus.
Mas fiquei a pensar nesta coisa, naquela frase pobre ao pé daqueles textos.  Até porque conversar pressupõe que duas pessoas se escutem mutuamente, e que uma responda à outra.
A verdade é que os cinco ou dez minutos que dura uma oração, sou eu que falo. Um dos lados fala. O outro só ouve. E isto não é uma conversa.
Depois pensei, que Deus me responde, não naqueles cinco ou dez minutos em que falo directamente para Ele, mas depois, ao longo do dia, dos acontecimentos, em  momentos, em pequenos apontamentos.
E a minha conversa com Deus torna-se contínua e interminável, porque Ele fala comigo, mesmo quando eu não estava a falar com Ele.
E talvez a oração seja isto, a fé constante, o ver Deus em todas as coisas, o ouvir o que nos quer dizer em cada recanto, em cada silêncio. O sentir as respostas d'Ele nos batimentos do coração.
E a oração torna-se assim muito mais do que os cinco ou dez minutos em que Lhe agradeço, ou peço.
A oração é todo o segundo da minha vida em que O tenho no pensamento.
E não sei se haverá no mundo uma conversa melhor.

4 comentários:

  1. Que bonito xaxia... Eu também penso que é isso a oração. Mas ultimamente perdi a capacidade de falar com Ele, mas Ele tem sempre "conversado" comigo, sinto-o em tudo

    ResponderEliminar
  2. Olá, amiga
    é falar com Ele como se fala com um amigo, com o melhor amigo... uma conversa que ás vezes não parece dizer nada, que fala com gestos, com atitudes, com confianças, com partilhas, com amor...

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente