Migalha Crescida tinha muitas dores de barriga. Tantas, e tantos dias, e tão persistentes, que um dia, em vez de a levar para a escola e de ir para o trabalho, resolvi levá-la até às urgências do Hospital da Luz.
Pois que RX para a direita, ecografia para a esquerda, microlax para cima, que Migalha tem uma distensão cólica (???) muito grande, tudo cheio de ar e de cocó, uma vergonha de intestino.
Migalha continuou a queixar-se, e fomos, na semana seguinte, à pediatra.
E que a barriga dela parece um tambor, tchiiii, tanto ar, como é possível, e inchada, e coitada, não admira que doa, ali à volta do umbigo, exactamente onde se queixa.
Pois que vamos experimentar tirar a lactose. Leite e iogurtes, tudo sem lactose. É bem capaz de ser intolerante.
Mas que se passa com as criancinhas?
Nós bebíamos litros de leite, quilos de pão com manteiga e queijo e iogurtes.
Estes miúdos não podem ter dois puns na barriga, que são logo declarados intolerantes à lactose.
Imagino o que seria se fossem criados a leite Vigor gordo com chocolate Milo e pão com tulicreme.
Morriam!
Leite Mimosa sem lactose... ;) Diz a blogosfera inteira que é tiro e queda! Aliás, não são só os miúdos, a própria da blogosfera é intolerante à lactose...
ResponderEliminarTiraste-me as palavras da boca. Aqui há uns meses houve uma epidemia de intolerância à lactose na bloga e todos falavam do Mimosa. Espero que não seja nada de grave e que logo logo passem as dores de barriga da Migalha crescida.
EliminarSe a blogosfera diz, quem sou eu para contrariar (já nem me lembrava do período lactose free).
EliminarObrigada Mirone!
EliminarSe não é intolerante, é sensível!
ResponderEliminarExacto! Modestamente intolerante ou muito sensível. Das duas uma!
EliminarSalvo raras exceções genéticas, deixamos de produzir a enzima lactase que degrada a lactose, no fim da infância. O normal é não digerir a lactose, mas uns apresentam mais sintomas que outros. É a natureza a dizer-nos que não é normal adultos andarem a mamar em vacas.
ResponderEliminarSim, eu sei. Só não percebo é como é que durante anos ninguem falava disso. A minha avó bebia litros e litros de leite por causa da osteoporose e nunca ouvi o medico a falar da lactase e da lactose.
EliminarObrigada Paula. A ver vamos se é mesmo culpa da lactose!
ResponderEliminarTudo não passa de modas e marketing. Nem toda a gente é intolerante à lactose, assim como nem toda a gente é intolerante ao gluten.
ResponderEliminarRecordo-me de quando era miuda, o médico mandar a minha mãe fazer a sopa com miolos e ossos de vitela. Depois isso deixou de se fazer por causa da doença das vacas loucas. Também me lembro de grandes campanhas a incentivar as senhoras a consumir leite, queijo, iogurtes por causa da osteoporose. Depois alguém se lembrou de dizer que "ai e tal isso faz mal que os adultos não devem beber leite". A alimentação é um hábito e uma necessidade. Quem tiver sede e não tiver água por perto, bebe urina. Sim, em áfrica isso é muito frequente. Há quem coma baratas fritas. Há quem chupe formigas directamente do formigueiro com uma palhinha. Há quem coma rato, cobra, ninhos de andorinhas....
Eu sou alérgica a amendoas. Pronto, agora vou dizer a toda a gente que as amendoas fazem borbulhas e peidos fedorentos.