O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Maldita lactose

Migalha Crescida tinha muitas dores de barriga. Tantas, e tantos dias, e tão persistentes, que um dia, em vez de a levar para a escola e de ir para o trabalho, resolvi levá-la até às urgências do Hospital da Luz.
Pois que RX para a direita, ecografia para a esquerda, microlax para cima, que Migalha tem uma distensão cólica (???) muito grande, tudo cheio de ar e de cocó, uma vergonha de intestino.
Migalha continuou a queixar-se, e fomos, na semana seguinte, à pediatra.
E que a barriga dela parece um tambor, tchiiii, tanto ar, como é possível, e inchada, e coitada, não admira que doa, ali à volta do umbigo, exactamente onde se queixa.
Pois que vamos experimentar tirar a lactose. Leite e iogurtes, tudo sem lactose. É bem capaz de ser intolerante.
Mas que se passa com as criancinhas?
Nós bebíamos litros de leite, quilos de pão com manteiga e queijo e iogurtes.
Estes miúdos não podem ter dois puns na barriga, que são logo declarados intolerantes à lactose.
Imagino o que seria se fossem criados a leite Vigor gordo com chocolate Milo e pão com tulicreme.
Morriam!

10 comentários:

  1. Leite Mimosa sem lactose... ;) Diz a blogosfera inteira que é tiro e queda! Aliás, não são só os miúdos, a própria da blogosfera é intolerante à lactose...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiraste-me as palavras da boca. Aqui há uns meses houve uma epidemia de intolerância à lactose na bloga e todos falavam do Mimosa. Espero que não seja nada de grave e que logo logo passem as dores de barriga da Migalha crescida.

      Eliminar
    2. Se a blogosfera diz, quem sou eu para contrariar (já nem me lembrava do período lactose free).

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Exacto! Modestamente intolerante ou muito sensível. Das duas uma!

      Eliminar
  3. Salvo raras exceções genéticas, deixamos de produzir a enzima lactase que degrada a lactose, no fim da infância. O normal é não digerir a lactose, mas uns apresentam mais sintomas que outros. É a natureza a dizer-nos que não é normal adultos andarem a mamar em vacas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei. Só não percebo é como é que durante anos ninguem falava disso. A minha avó bebia litros e litros de leite por causa da osteoporose e nunca ouvi o medico a falar da lactase e da lactose.

      Eliminar
  4. Obrigada Paula. A ver vamos se é mesmo culpa da lactose!

    ResponderEliminar
  5. Tudo não passa de modas e marketing. Nem toda a gente é intolerante à lactose, assim como nem toda a gente é intolerante ao gluten.

    Recordo-me de quando era miuda, o médico mandar a minha mãe fazer a sopa com miolos e ossos de vitela. Depois isso deixou de se fazer por causa da doença das vacas loucas. Também me lembro de grandes campanhas a incentivar as senhoras a consumir leite, queijo, iogurtes por causa da osteoporose. Depois alguém se lembrou de dizer que "ai e tal isso faz mal que os adultos não devem beber leite". A alimentação é um hábito e uma necessidade. Quem tiver sede e não tiver água por perto, bebe urina. Sim, em áfrica isso é muito frequente. Há quem coma baratas fritas. Há quem chupe formigas directamente do formigueiro com uma palhinha. Há quem coma rato, cobra, ninhos de andorinhas....

    Eu sou alérgica a amendoas. Pronto, agora vou dizer a toda a gente que as amendoas fazem borbulhas e peidos fedorentos.

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente