O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

sexta-feira, outubro 25, 2013

Ao cuidado do meu endocrinologista

Dr. Francisco, disse-me que uma da soluções de medicação é o iodo radioactivo. Se percebi bem, parece que se toma um comprimido daquilo, e durante uma semana, temos de estar numa espécie de isolamento, protegendo sobretudo, as crianças.
Ora pois, vi que fez um ar preocupado, ah e com três filhos pequenos talvez tenhamos que optar por outra solução de medicação, uma semana sem estar com eles e tal, deve ser complicado.
Querido doutor Francisco, que o senhor é tão bom médico que se vê a léguas...Nunca me tinham proposto um tratamento que fosse tão parecido com férias. Faça o que for melhor para a minha miserável tiroide, combinado?

8 comentários:

  1. Eu sei que é uma estupidezmas a primeira coisa em que pensei quando li iodo radioactivo foi "olhamesta" que um destes dais está a brilhar no escuro. Bom tratamentosim senhor. Eu agora ia bem uma semanita apanhar o iodo do mar das seychelles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah. mas eu não preciso de radioactividade. tenho brilho natural. :DDD

      Eliminar
  2. Não duvidando do médico, mas já tendo passado por 2 tratamentos de iodo radioactivo por causa de um cancro da tiróide, estranho que o iodo radioactivo seja apresentado como solução de medicação. O iodo radioactivo implica uma destruição das células tiroideas (das boas e das más, caso existam), e por norma só é feito aquem tenha realizado uma tiroidectomia (total ou parcial, ainda que hoje em dia já sejam raros os casos de tiroidectomia parcial). Implica um isolamento total de 2 dias (2 noites) num hospital, sem qualquer contacto físico com o exterior. No dia da alta é feita uma medição de radioactividade que detetmina um período de "isolamento" que pode ir de 3 dias a 1 mês (depende de quanta radioactividade se conseguiu "expulsar" durante a estadia no hospital, à custa de muita limonada, água e rebuçados de limão). Nesse período o "isolamento" implica alguns cuidados (manipulação dealimentos, tratamento de roupas, contacto físico, proximidade fisica) em relação a adultos e um isolamento no verdadeiro sentido em relação a crianças e gravidas. Em termos de efeitos secundários, para além do enjoo a limão :p, pode sentir náuseas e há restrições a uma gravidez futura num determinado periodo de tempo. É um tratamento algo agressivo. Se for uma situação de medicação, nao haverá alternativa? Beijinho e que tudo corra super bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é estranho. Talvez seja uma dose pequenina. O medico falou da toma de um unico comprimido e uma semana isolada. É que depois da tua explicação, já não parece férias!!

      Eliminar
    2. É sempre 1 só comprimido, com menor ou maior dose de iodo radioactivo. Só 1 semana é que é impossível de prever, digo eu.

      Eliminar
    3. Sei que esses nodulos so precisam de ser tratados quando sao ativos, isto e,se o sistema hormonal estiver a ser afetado,porque se nao o iodo radioativo nem tem nada para destruir.Portanto eu iria a outro medico (ou outro hospital) para tentar perceber quem esta com razao.Os medicos sao tao competentes!!!!!!!!!!!!!

      Eliminar
    4. Vou fazer outro exame (cintigrafia) para ver isso mesmo. E há alterações no sistema hormonal. O meu medico é muito bom e a especialidade dele é mesmo a tiróide. Acho que estou bem entregue. Espero estar certa!

      Eliminar
    5. Ah, mas isso é diferente! É preciso tomar uma dose pequenina de iodo radioactivo para se fazer uma cintigrafia (senão as células da tiróide não brilham). Se calhar era a isso que o médico se referia. É o Dr. Francisco do Rosário? Se for, não é o meu médico, mas já "fez as vezes" do meu nas férias e acredito que estás muito bem entregue. Beijinho e, novamente, que tudo corra super bem!

      Eliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente