O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

segunda-feira, março 09, 2015

Isto de andar na rua a ver pessoas dá-me cabo dos nervos

Hoje resolvi contrariar o modo "virar lontra", tirei o pó aos ténis e fui para a rua. Gostaria de dizer que fui correr, mas escuso de vos tentar enganar. Andei bastante, e dei três passinhos de corrida.
Pelo caminho que faço na minha caminhada/corrida, passo umas vezes ao lado de um parque infantil, daqueles de areia, ali com o solinho a dar de chapa, que isto não sei se repararam, mas está quente que se farta. E lá estava a menina que me partiu o coração. Com o seu vestido xadrez de fazenda, as suas collants encarnadas, o casaquinho de lã.. E o sol a dar na menina, e eu a imaginar a fazenda, a lã, as collants e a areia, tudo a picar em grande na pela transpirada da menina. Mas estava bonita e bem vestida. E quentinha. Parecendo que não, isso é que interessa.
Já a caminho de casa cruzo-me com duas senhoras que passeavam com uma meia dúzia de crianças com uns três anos. Que solinho bom para levar os meninos a apanhar ar, terão pensado as senhoras, que envergavam a sua melhor camisolinha de alças do Verão passado, enquanto os miúdos caminhavam cheios de casacos e gorros, e Cristo, um até tinha cachecol bem embrulhadinho à volta do pescoço, a prender o gorro do kispo enfiadinho na cabeça, não fosse passar ali um fio de ar e constipar o menino.
Mães, avós, tias, educadoras, amas, se está calor para vós, está calor para as crianças... ó pá...COITADINHOS!
Se querem frango assado, passem na churrasqueira, e deixem as crianças em paz.

14 comentários:

  1. Uma vez vi um bebé num supermercado, no ovo, que como se sabe já de si aquece, cheio de camisolas e manta e gorro. A mãe essa toda fresca de manga curta. O miúdo vermelho que nem um pimento, ainda hoje me arrependo de não ter dito nada, mas lá está às vezes falamos e levamos logo com um olhar matador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu hoje também tive que morder a lingua. Acredito que a intenção não é má, é só falta de chá.

      Eliminar
  2. Se calhar sairam muito cedo e ainda estava fresca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E então, onde estava o clássico "casaquinho na mão"?

      Eliminar
  3. Criança sofre, coitaditos. Ainda ontem também vi dois pais todos stressados sem saber o que fazer ao bebé que estava vermelho como um tomate a berrar, com roupas e mais roupas vestidas dentro do carrinho com manta. Como quem não quer a coisa virei-me para o meu marito e disse-lhe alto e bom som (a ver se os pais da criança ouviam): também com o calor que está hoje não admira que a menina esteja incomodada.

    ResponderEliminar
  4. Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
    A minha mãe fazia-me isso! Credo! Fiquei transtornada com o frio para o resto da vida!

    ResponderEliminar
  5. O bom senso não vem incluido no pacote da maioria das pessoas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo na maternidade ensinaram-me isso...Se está calor para a mãe, está calor para os bebés.

      Eliminar
    2. A mim disseram-me que quando sentimos frio eles sentem o dobro, se sentimos calor eles sentem o dobro.
      Acho que o dobro é capaz de ser exagerado mas a ideia é que eles não são ET´s e sentem as coisas como nós.

      Este tipo de situações faz-me sempre lembrar o baptizado da filha duma prima minha que em pleno verão optou por meter a criança com tudo a que tinha direito: roupa interior, vestido e manta(!) que fora comprada pela madrinha da criança nos saldos de inverno (a roupa era para inverno).

      O meu filho, com a mesma idade, estava bem e feliz com calções e manga curta e a menina lá estava cheia de roupa (e com a manta por cima) e chorava e ninguém a conseguia acalmar. No entanto, quando lhe perguntei se não seria calor fui fulminada... e durante a festa toda só ouvia as pessoas a disserem para eu vestir o meu filho porque ele ia apanhar uma pneumonia por estar lá assim (sim diziam mesmo pneumonia).

      Diga-se que foi num daqueles dias em que nós mal aguentávamos com o calor e toda a festa foi num jardim...

      ps: o meu filho não ficou doente.

      Eliminar
    3. Quando a minha primeira filha nasceu, era Inverno e estava um frio de rachar. Quando nevou em Lisboa, ela tinha poucos dias. Estava um frio de rachar em todo o lado, excepto na Maternidade, que aquilo era um calor de morte. Mas a primeira roupa dela, escolhida com todo o amor e carinho pela avó, além de cheia de laços e folharecos e golas, era quente como tudo. É a bebé chorava, e toca de lhe enfiar a mama e o biberão, que aquilo havia de ser fome. Valeu-me uma enfermeira que a pôs de camisa e meias, com uma manta pelas pernas, e me explicou que se estava calor para mim, estava calor para a bebé. Nem uma visita, entre elas mães e avós e tias, achou que a miúda estava demasiado vestida, porque sendo recém nascida, tem de estar enchouriçada com roupa.

      Eliminar
  6. Nesta altura acontece isso muitas vezes, tanto com as crianças como com os adultos, tanto se vêem pessoas vestidas “à verão” como ao lados outras em modo Inverno rígido...
    Mas a mim o que me inquieta mesmo é essa questão do andar e correr, depois de algum (seja muito ou pouco) tempo parada sem fazer exercício e se penso em ir correr... sim que isto uma pessoa vê que toda a gente corre e também que acompanhar as tendências..., o mais que consigo é dar meia dúzia de passos a correr e o resto ser mesmo a andar! Como é que elas conseguem?! Leio por essa blogosfera fora, que correram 10Km/18Km??? Assim que começam conseguem correr logo 5Km e queixam-se que é pouco!! Como?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando não se tem uma aptidão natural para essas coisas (no liceu era daquelas que à segunda volta ao campo de futebol estava com dor de burro), só com persistência. Quando comecei não corria mais de dois minutos seguidos, a certa altura corria durante meia hora. Mas tenho o meu ritmo, e corro muito devagarinho. Impensável participar em provas, quando eu chegasse já tinham arrumado a meta! :DDD

      Eliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente