O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

sexta-feira, setembro 19, 2014

Novo odiozinho de estimação

Ontem a EDP cortou-me o fornecimento de electricidade, alegando que não conseguiam aceder ao contador há uma montanha de meses, e que eu também não enviava as leituras.
Tudo bem, é a lei, ainda que me faça uma confusão do camandro que, eu que aderi à Factura Electrónica e que recebo todos os meses o simpático mail com valores chorudos para pagar, não tenha sido informada pela mesma via da intenção de me deixarem sem luz. Mas dou de barato. Provavelmente os senhores da EDP não sabem o incómodo que é viver sem electricidade.
Quando ligo a perguntar que raio se passava, e peço a re-ligação, dão-me o simpático prazo de 4 dias para restabelecerem o fornecimento.
Sim, leram bem, a EDP Distribuição acha que quatro dias é um prazo razoável para que alguém que opta por ser seu cliente, fique sem electricidade.
Peço para falar com alguém que mande, já enervada com a senhora do Call Center que mais parecia um disco riscado a repetir o que lhe ensinam na porra das formações de atendimento.
Aguardo. Volta a mesma senhora a dizer que ah e tal, parece que podem vir no dia seguinte (hoje), em vez de na segunda-feira.
Insisto para falar com um supervisor. Não acredito, não quero acreditar, que em pleno século XXI, em Lisboa, não haja a possibilidade de mandarem um piquete de urgência a casa das pessoas. Podia custar 50€, 100€, 500€, uma pessoa lá sabe o que estará disposta a pagar para não deixar apodrecer o que tem no frigorifico.
Pois que não está disponível.
Pois que diz que depois me liga de volta.
Pois claro que não ligou.
Hoje à hora marcada lá vêm fazer a re-ligação.
Quando chego a casa, só tenho metade das coisas a funcionar, salva-se o frigorífico, não se salva o aquário dos peixes.
Aguardei o piquete de urgência, que afinal parece que existe e que até vem no próprio dia. Aliás, até veio em menos de trinta minutos.
Sim, o piquete de urgência existe, vem no próprio dia, faz re-ligações, MAS, e este MAS é o cerne da questão, se o fornecimento não tiver sigo interrompido porque o cliente, (ai ai ai que leva tau tau), não enviou as leituras para os senhores da EDP.
Este método, que me parece assim um tipo de coacção para que não volte a fazer o mesmo (ai, ai, ai), resultará na minha breve mudança para um dos concorrentes da EDP Distribuição.
Pode ser a mesma merda, pior não será de certeza.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Ora Mirone, isso é porque não percebes nada de leis...

      Eliminar
  2. Pensava que apenas podiam cortar a eletricidade por falta de pagamento... Assim, fazerem isto sem avisar sequer que "atenção... mais um mês sem nos enviar as leituras e fica sem luz", é rídiculo!
    Mas infelizmente, ja nada me espanta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas eles dizem que enviaram cartas. Infelizmente não vi nenhuma.

      Eliminar
  3. Há pior: A iberdrola. Posso dizer que voltei à EDP porque me fartei de pagar umas 5x/mês com valores diferentes - altos e baixos - sendo que as cartas nunca cá chegaram (não faço ideia o que é que andei a pagar ou porquê) mas sei que mandei contagem todos os meses e que as contas não batem certo. Obviamente que para o meu lado mas como estive mais de 9 meses sem quaisquer cartas dos senhores não faço ideia. Também posso dizer que acho "estranho" que me tenham vindo buscar valores como 29, 72€ e depois tenham vindo buscar 18,50€ e depois 2,5€ e depois 0,25€, etc. A mim, que não quero ser maldosa, pareceu-me que queriam ver se passava despercebido mas eu cá controlo as minhas contas ao cêntimo e sei bem que paguei mais neste ano de Iberdrola que nuns 2 ou 3 na EDP. E nada mudou. Excepto o facto de virem buscar várias vezes dinheiro à conta, por mês. E conheço mais uma pessoa que está na mesma situação só que não pode mudar enquanto não fizer 1 ano.

    1 ano! 1 ano deles e estou pelos cabelos. Na EDP há m*** dessas mas há concorrência que é bem pior. A dita, por exemplo, como é uma empresa espanhola por cá só têm sucursais e nem sequer tens um sitio onde possas ir para resolver os problemas, aliás as próprias sucursais andam a resolver os problemas através de e-mails (e os problemas nunca ficam resolvidos). 1 ano!!! Até respirei de alívio quando pude voltar à EDP.

    Não faço ideia quanto às restantes cadeias concorrentes - não tive tempo para pesquisar e tinha que fazer mudança naquele mês senão depois tinha que esperar mais 12meses (!!!) - mas esta eu desaconselho. Totalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nada pior que os débitos directos. Não sei se a Iberdrola a isso obriga, se assim for, não tinha alternativa quando optou por aderir a essa empresa, mas se não era o caso, então (sem ofensa) a culpa é sua.

      Eu sei que dá trabalho andar a pagar as facturas todas que nos chegam a casa e controlar se não nos esquecemos de nada, e que parece coisa do século passdo, mas débitos directos? Nunca! Só quando não há mesmo outra escolha (por ex., no meu caso, Via Verde). Para mais com uma empresa que (em Portugal) não conheciamos de lado nenhum e de que não havia qualquer experiência que nos pudesse servir de referência.

      Repito, este comentário é sem qualquer ofensa. É só para reforçar aquilo que já todos sabemos, mas às vezes lá nos esquecemos: vivendo e aprendendo.

      Eliminar
  4. Ena pá. Vou já descartar essa. Mas estava a pensar na Galp On.

    ResponderEliminar
  5. Posso divulgar o seu post ?
    Encaixa-se nos dramas domésticos das nossas vidas, e não são menores dramas. Adorei o seu post, por vivência semelhante. E os peixes ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que pode. Os peixes safaram-se, mas aposto que os danos psicológicos são irreversíveis!

      Eliminar
  6. Xaxia, a EDP Distribuição não tem concorrência. A EDP Distribuição é a empresa do Grupo EDP que explora a rede de distribuição de energia eléctrica que é só uma e, por isso, é a única empresa que o faz. A actividade de distribuição de energia eléctrica é regulada pela ERSE, pelo que os prazos para este tipo de operações deverá estar legislado.
    Quem tem concorrência é a EDP Comercial, que efectivamente te vende a energia. Se mudares para a Galp, por exemplo, não deixarás de estar sujeita aos prazos da EDP Distribuição para fazer ligações ou re-ligações.

    ResponderEliminar
  7. Vê aqui os prazos: (não sei se está actualizado)
    http://www.erse.pt/consumidor/electricidade/jasoucliente/oqueaconteceemcasodefaltadepagamento/Paginas/default.aspx?master=ErsePrint.master

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa é iberdrola e não há nada negativo a dizer... mas acredito que tenham várias reclamações. Mas por aqui tem sido certinho e não enviamos contagens. Não chegava factura durante uns tempos mas fomos á loja deles e resolvemos na hora. Agora todos os meses chega a factura a casa e os valores sao sempre parecidos. Mas cada caso é um caso...

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente