O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

segunda-feira, setembro 15, 2014

Desperdício

Acho que é a palavra dos nossos tempos.
Enquanto etiqueto o material para Migalhas levarem para a escola, olho para aqueles "blocos de papel cavalinho", "blocos de cartolinas", "blocos de papel de lustro", e afins, e faço uma conta rápida a quantas daquelas folhas serão arrancadas, e sei que muito poucas virão devolvidas com trabalhos.
Depois olho para as "canetas de feltro", "lápis de cor", "lápis de cera", plasticinas, tudo novo, novinho, acabados de chegar das prateleiras do Jumbo, e lembro-me como ano passado voltaram em parte secas, ou sem tampas, algumas cores desaparecidas, alguns lápis mais pequenos, mas nunca, totalmente gastos.
O material que os professores exigem para um ano, excepção aos cadernos e aos lápis de carvão, dava na verdade para todos os quatro anos do primeiro ciclo.
E pergunto-me, se não seria muito mais razoável comprar o material realmente necessário para o funcionamento da sala (ensino gratuito...ah ah ah) e depois dividiam por todos, à semelhança dos jantares de aniversário dos adolescentes. Tenho a certeza que pouparíamos uma quantia preciosa (multiplica por 3 crianças), e evitaríamos o desconforto que nos causa o saber que estamos a comprar para deitar fora.


8 comentários:

  1. Não vamos falar de lista de materiais imensas. Quando eu pensava que a da Mironinho era muito extensa (a miúda está no infantário e eu pago uma boa mensalidade) ela chegou a casa encantada com a nova afia, que afiava muito bem e tinha um depósito que crescia. Aparentemente, no primeiro dia já teve de afiar imensos lápis. Temo que lá para o Natal me estejam a pedir reforço de material. Entregar uma afia a crianças de 5 anos já se sabe que vai dar mau resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os lápis já dou por perdidos...Agora blocos com dezenas de folhas de cartolina+ blocos com dezenas de folhas de papel cavalinho+ blocos com dezenas de folhas papel manteiga, tudo para cada criança??

      Eliminar
  2. Completo desperdício. gasteio mais em material desse tipo na pré e no 1º ciclo do que hoje em dia que em minha filha está em Artes e tem desenho e Geometria Descritiva e em que pinta e desenha como hobby.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito! Mesmo sem contar com a mochila que foi presente da avó, gastei mais em material que em manuais escolares.

      Eliminar
  3. Em algumas escolas primárias da zona onde moro (Gaia), algumas professoras pedem que os pais dêem uma determinada quantia para irem comprando o que vai ser preciso para as próximas aulas. Assim, o material é de todos têm de o estimar (não só, mas também).

    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ano passado, o professor de Migalha Crescida fez isso. Muito mais consciente e preocupado com o exagero do que as deste ano.

      Eliminar
  4. Pois eu só comprei o que não podia reutilizar do ano passado! Não é obrigatório q os lápis de cor, canetas e borrachas sejam novas... Desde que estejam em condições voltam à escola! Assim como o caderno diário dos tpc que ficou novinho vai ser o mesmo!!!!
    Felizmente sou mãe de um rapaz que não gosta de afiar lápis pelo que os dele duram há 3 anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e estou um bocado arrependida de não o ter feito, Mas com a correria, foi agarrar nas listas e ir para as compras.

      Eliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente