O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?
sexta-feira, fevereiro 27, 2015
Um gosto especial
Mais do que o "gostaría-mos", ou o "possa-mos", mais que o "amandar", mais que as "beijokinhas", que a "equipe", que a "porrada", a minha preferida é o "gostão".
Claro que haviam... Depois morreram e deixaram de haver! Eu gosto muito muito dos gostaste/comeste e variantes... "Gostas-te" do gelado? "comes-te" tudo?
Agora lembrei-me por causa dos "te"... uma vez, há muitos anos, estava numa formação, e às tantas o fornecedor pergunta a uma colega "percebesteS?", e ela respondeu "percebis". Foi muito bom.
Ainda à uns dias falava nisso, centado no autocarro em conversa com outra pessoa, leia-mos mais, e escreveriamos melhor. Vou coser umas batatas e já volto.
Cara Xaxia, Recordo uma conferência, há uns anos, em Coimbra. O Senhor Professor Doutor que fazia de moderador dizia então, do seu púlpito: "Os Senhores hádem..." Não sei se era com hífen. Mas que deu vontade de antecipar o almoço, isso deu.
A mim o que me enerva é o "vaiam" ... Tive um chefe que quando abria a boca e dizia "vaiam ver a asneira que fizeram" estragava tudo. Começo logo a revirar os olhos!
Que até se me arrepiaram os cabelos da nuca. O vaiam é muito mau. Menos mau mas igualmente agressivo aos ouvidos é o "vareia". Só os erros ortográficos é que "vareiam" muito pouco.
É para rimar com mangostão, uma coisa muito em voga e saudável (e deliciosa)!
ResponderEliminarÉ bom? Nunca provei...
EliminarA minha favorita é o haviam (e.g. haviam quatro pessoas em lista de espera).
ResponderEliminar:DDDDDDDD
EliminarTambém gosto!
Claro que haviam... Depois morreram e deixaram de haver!
EliminarEu gosto muito muito dos gostaste/comeste e variantes... "Gostas-te" do gelado? "comes-te" tudo?
Agora lembrei-me por causa dos "te"... uma vez, há muitos anos, estava numa formação, e às tantas o fornecedor pergunta a uma colega "percebesteS?", e ela respondeu "percebis". Foi muito bom.
EliminarEra o formador em vez do fornecedor...claro
EliminarHouveram também é óptimo!
Eliminar:D E os clássicos "hádes" e "hádem"
ResponderEliminarPrefiro quando escrevem há-des. Com tracinho e tudo.
Eliminar:DDD
Oh, oh e o fizestes, comestes, gostastes e por aí...
ResponderEliminarVê a resposta que dei ali à I. Também adoro esses.
EliminarJá percebis!
EliminarE contractos? Quem nunca fez um contracto?
ResponderEliminarAinda à uns dias falava nisso, centado no autocarro em conversa com outra pessoa, leia-mos mais, e escreveriamos melhor.
Vou coser umas batatas e já volto.
E o comer é batatas com quê?
EliminarHá quem DEIA muitos pontapés no português, não há?
EliminarMirone, "tive" a pensar, e concluí que sim.
EliminarMeter anglicismos imbecis pelo meio também constitui agressão à pátria. Bué de.
Cozer batatas, sirvó o puré!
ResponderEliminarCara Xaxia,
ResponderEliminarRecordo uma conferência, há uns anos, em Coimbra. O Senhor Professor Doutor que fazia de moderador dizia então, do seu púlpito: "Os Senhores hádem..." Não sei se era com hífen. Mas que deu vontade de antecipar o almoço, isso deu.
Chega quase a ser triste...
EliminarAs "percas" são as melhores. O Sr. Ulrich só deixou de dizer há bem pouco tempo. "As percas no BPI.........."
ResponderEliminarTão bom.
Uma perca grelhada, bem boa, confirmo. :DDD
EliminarPeixe que não aprecio, a perca.
EliminarGosto tanto do "Lembraste do que fizemos ontem?" e do "Lembras-te o teu amigo que tinha que ir às compras?" São tão boas...
ResponderEliminarQuem não aprendeu quando deve usar o hífen ou não, anda sempre aos papeis. Não podem ver um "te" ou um "mos".
EliminarA mim o que me enerva é o "vaiam" ... Tive um chefe que quando abria a boca e dizia "vaiam ver a asneira que fizeram" estragava tudo. Começo logo a revirar os olhos!
ResponderEliminarQue até se me arrepiaram os cabelos da nuca. O vaiam é muito mau. Menos mau mas igualmente agressivo aos ouvidos é o "vareia". Só os erros ortográficos é que "vareiam" muito pouco.
Eliminar