O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

sexta-feira, dezembro 06, 2013

O Natal dos ateus

Não entendo, por muitas voltas que dê à cabeça, como é que pessoas que apregoam aos sete ventos que não acreditam em Deus, que não têm um pingo de fé, que acham que tudo o que temos é aqui e agora e a morte é o finzinho de tudo, como é que essas pessoas,  festejam o Natal.
É que para sermos solidários, estarmos com a família, trocarmos presentes, ensinarmos às crianças o significado da partilha, falarmos de amor e paz, comermos alarvemente como se o mundo fosse acabar, não precisamos do mês de Dezembro, podemos fazê-lo em qualquer altura do ano. 
O Natal é a celebração do nascimento de Jesus, que calha ser Filho de Deus. Para quem acredita em Deus.
Não acreditando em Deus, não se pode acreditar no Seu Filho, logo, não há Natal.
Até entendo aquelas pessoas que não têm bem a certeza daquilo em que acreditam. Entendo aquelas que não seguem nenhuma religião porque fazem uma interpretação própria dos acontecimentos. Até compreendo as que dizem que lhes é indiferente. 
O que não me entra na cabeça, é que quem diz que não acredita em nada de nada, celebre o Natal tal e qual acreditasse.
Estranho, não?

19 comentários:

  1. Não sendo eu religiosa (mas acreditando numa interpretação própria), e celebrando eu o Natal resolvi explicar-te porque o faço. É exactamente pelos motivos que descreves no 2º parágrafo. Se podia ser noutra altura do ano, acho que sim mas como é nesta altura que todos fazem algo parecido aproveita-se a boleia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo isso, até porque é difícil fugir ao Natal e ao espírito natalício num país como Portugal, em que a celebração é oficial, mas não deixa de ser curioso.

      Eliminar
    2. Por acaso, a celebração do natal tem raizes bem mais profundas que as da Igreja Católica e as de Deus.

      Eu, por acaso, acredito em Deus mas, quanto à Igreja, cada vez estou mais longe de me considerar como parte da dita... o que não faltam são exemplos de hipocrisia e incoerência dentro da mesma.

      Porque, desde novos ensinam-nos a amar, a aceitar, a perdoar e depois quando crescemos é "ostracizar, odiar, difamar" tudo o que for diferente e não siga exatamente as nossas ideias. Mas manter os cofres do Vaticano cheios (onde está concentrada a maioria da riqueza mundial) quando há pobres a morrer à fome todos os dias...

      Ó sim, a religião e a Igreja Católica é o cúmulo da congruência.

      Eliminar
    3. ps: as raízes, essas remontam aos tempos pagãos, aliás a maioria das tradições da religião católica remontam aos tempos pagãos - foram ligeiramente modificados.

      Eliminar
    4. Não falei da Igreja Católica. O Natal não é exclusivo dos católicos. E a Igreja é feita por homens, com todos os defeitos e qualidades. E neste momento há um bom homem à frente da Igreja Católica, e não o vi ainda a odiar, nem a difamar, nem a ostracizar. E ainda bem, porque é assim que tem que ser.

      Eliminar
    5. Eu falei do que conheço muito bem - a Igreja Católica (e também na Igreja que mais é seguida em Portugal).
      Quanto ao chefe de momento... até simpatizo com o homem. Mais ou menos. Porque ainda estou para ver se aquilo é mesmo ele e se é para durar ou se é uma campanha de "marketing", uma vez que, a dita Igreja tem perdido muito poder e apoiantes precisamente devido a atitudes incoerentes.

      Todos os homens têm qualidades e defeitos. Precisamente por isso me mete tanta confusão ouvir, por exemplo, dum dos ex-candidatos a Papa, que os homossexuais são uma aberração contra-natura e que deviam todos morrer. Lindo isto, certo? E o amor, perdão, aceitação....?
      A Igreja é feita por homens, que erram muito mas que raramente assumem os seus erros - afinal, quantos casos de pedofilia são anualmente denunciados e quantos foram investigados? Quantos são encobertos pelos outros párocos? E tantas outras coisas...

      Eu, como crente acho que se é para celebrar o amor e a família acho que todos, mesmo ateus, têm esse direito.
      Aliás acho que eles tem muito mais direito até a entrar no Reino de Deus do que todos aqueles que vão, todas as semanas à Igreja simplesmente para estar durante toda a missa a reparar na roupa das pessoas e a criticar toda a vestimenta que não lhes agrade, pessoas que viram a cara e ignoram quando os outros precisam ajuda, pessoas que vivem na ganância e se, para obterem algo, tiverem que pisar, causar dano a alguém nem pestanejam mas que não falham uma missa...

      Se os "religiosos" deixassem de ser tão críticos (e em muitos casos, cínicos) e começassem a seguir o que apregoam "aceitar" o outro (p.ex) deixavam de criticar os outros. Porque afinal, esta Igreja que sempre me ensinou a "aceitar, perdoar, amar" na realidade quer que todos a sigam porque se não formos como eles dizem somos pecadores... Mas afinal foi Deus quem escreveu a Biblia ou os homens?! Palavras são bonitas e os ensinamentos que lá estão até são bons mas é a própria igreja que começa a desrespeitar o que apregoa -amar, perdoar, aceitar...é tão raro ver isso em quem a segue e nos próprios.

      Eliminar
    6. * peço desculpa pela vírgula a seguir ao "vão".

      Eliminar
  2. Parabéns pelo post. Adorei e concordo a 200%. Haja alguém com dois dedos de testa e veja essa estupidez, porque sempre que falo disso com alguém, caem-me logo em cima. Mais uma vez PARABÉNS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. É que parece-me uma questão de coerência...Não é?

      Eliminar
  3. Eu depois explico, juro, mas posso adiantar que eu cá celebro o Natal um bocadinho por pressão familiar. Sou uma people pleaser, que fazer. Mas se vamos falar de coerência, porque é que os cristãos montam árvore de Natal e adoptaram o Pai Natal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós somos mais pelo Menino, mas é impossível fugir ao Pai Natal. Quanto à árvore, tem uns anjinhos, para disfarçar. De qualquer forma o grande destaque é o presépio (logo na entrada). As pressões familiares parecem-me um bom motivo. Porque os vais deixar felizes. E isso é uma coisa boa.

      Eliminar
    2. Se acha impossivel fugir ao Pai Natal (aqui a coerência já não se aplica?) , acha possivel fugir a uma tradição que se vive desde que se nasceu junto daqueles que se ama e que nos faz felizes? E porque haveria de o fazer?

      Eliminar
    3. Caro anónimo...Ainda bem que se preocupa com a felicidade da sua família e faz coisas por eles. Obviamente que faz porque os ama e não por ser Natal. Um Santo Natal!

      Eliminar
  4. A Igreja fez "encaixar" o Natal no solstício de Inverno para aproveitar as festas pagãs que se faziam nessa altura. Muita da simbologia do Natal (como a árvore de Natal) têm origem nessas celebrações pagãs. Os pagãos celebram o solstício de Dezembro, não têm culpa de a Igreja ter feito o Natal coincidir com essas datas. Já lá estavam primeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A igreja quer é pandega, já se sabe. Cheirou-lhe a festa, e foi logo enfiar o aniversário de Jesus para aproveitar os comes e bebes.
      Acho que vou ter que explicar a uma série de ateus que conheço (e que adoro e com quem passo o Natal), que celebram o solstício de Inverno. Aposto o dedo mindinho que eles, mesmo não sendo cristãos, acham que estão a festejar o Natal.
      Um Santo solstício de Inverno para todos! :DD

      Eliminar
    2. Por acaso, se te informares um pouco e estudares História perceberias que a grande maioria dos actos cristãos remontam aos tempos pagãos. Eles usaram-nos muitas vezes de forma a conseguir converter o povinho - que era analfabeto e ignorante - para os convencer mais facilmente à passagem entre paganismo e cristianismo.

      E usaram essa mesma ignorância mais tarde para tentar converter os povos indígenas descobertos, por exemplo, pelos portugueses e pelos espanhois...

      Mas claro que isso não interessa...afinal tudo o que diz a Biblia aconteceu tal e qual e nós até nem temos origem nos primatas - nós mulheres, coitadas até somos somente um bocado de carne feito a partir da costela do homem... é que a biblia, p.ex. não foi escrita por simbologia e deve ser sempre interpretada de forma literal...

      Eliminar
    3. Oh pá, diz o que quiseres, mas não me digas que a mulher não veio da costela do Adão!

      Eliminar
  5. Falando pela experiência da minha familia, somos todos ateus ou agnósticos à excepção da minha avó (ou seja, 21 "contra" 1) e acabamos todos por festejar e aparecemos todos em casa dela para a ceia de natal. (Mesmo os vegetarianos, para quem a refeição típica é um suplício.) Talvez a Xaxia ache que é estranho e até hipócrita mas, precisamente por sermos ateus ou agnósticos e não acreditarmos em seres superiores, mas a nossa participação faz a minha avó feliz.
    E, pessoalmente, acho que isso faz parte de ser ateu: se não acreditamos em seres superiores, vida eterna, etc, resta-nos as pessoas desta vida...

    ResponderEliminar
  6. O melhor comentário de todos, para mim faz todo o sentido que uma família se junte enquanto houver no seu seio pelo menos uma pessoa a quem isso faça feliz. Afinal, o amor ao próximo não é exclusivo de nenhuma religião. Graças a Deus (eheheheheh)!

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente