O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

terça-feira, outubro 07, 2014

Reunião de Encarregados de Educação da turma de Migalha do Meio

Hoje foi o dia em que vi um pai a fazer praticamente uma campanha para ser eleito Representante dos Encarregados de Educação.
Não sei  o que espera o senhor dessa ma-ra-vi-lho-sa função. Ou devo dizer, tarefa?
Eu diria que sonha com a Associação de Pais, depois quem sabe, se tudo correr bem, a junta de freguesia do bairro, câmara de Lisboa e...Presidência da República?
Bom, estive quase para lhe explicar que tantas competências e predicados eram pouco necessários para essa árdua tarefa que é reencaminhar mails entre a escola e a professora e o resto dos pais, mas depois, deixei-o estar.
Lembrei-me que na primeira reunião de pais que houve, a mulher do senhor e mãe da cria, quase atropelou tudo e todos para ir dar recados à professora acabadinha de chegar e que acabara de conhecer,  pedindo no meio da confusão habitual de uma primeira reunião, para ela verificar se o filho seria canhoto, e já agora para o sentar à frente porque ela achava que talvez não visse lá muito bem.
Demasiado ansiosos, e eu tento respeitar as pessoas demasiado ansiosas.
Não deixo é de pensar nas pobres crianças criadas por estes pais hiper preocupados e hiper participativos.

11 comentários:

  1. MariaVaisComAsOstrasterça-feira, 07 outubro, 2014

    E vai ter q escrever as actas, s nunca percebi pra q serve a associação de pais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A AP, no ensino público, faz imensas coisas. Entre outras organiza as CAF, actividades extra curriculares e, nalguns casos, as de enriquecimento curricular. também.

      Eliminar
    2. Isto, já para não falar da presença em C. Pedagógico e C. Geral....
      Dependendo das escolas, ou dos seus directores, pode ser mesmo muito participativa e contribuir para melhorar mesmo muito as condições da escola.

      Eliminar
    3. Na escola do meu filho a AP faz mesmo muita coisa.
      Têm pessoas na cantina ao almoço para ajudar os pais pequenos a almoçar - porque muitas crianças mal comem/nem apareciam na cantina (é a AP que paga não a escola); É a AP que organiza e paga parte das actividades extra-curriculares; compra material que é necessário e que para ser o Ministério a dar nunca viria em tempo útil, organizam actividades, passeios, visitas de estudo, idas a cinema; organizam a viagem de "finalistas" que já incluiu uma fez uma viagem de avião;
      Lutam pelos direitos dos pais e das crianças; sempre que há uma decisão "parva" da CM a AP tem-se indignado e já conseguimos bastantes "regalias" por isso. É que não se pode esquecer que a maioria dos serviços nas escolas (publicas) estão de momento asseguradas por empresas privadas - subcontratadas pelo Estado - que só querem saber do dinheiro.
      Há coisas irregulares que aparecem, por exemplo, no suposto plano alimentar que depois não é cumprido, nas empregadas que fazem gazeta, nas empregadas da cantina que não querem saber se o prato está intacto ou não e despacham as crianças de lá para fora para poderem acabar o turno 1 ou 2h mais cedo... no facto das empresas tentarem ter o minimo possível de pessoas lá porque lhes acarreta custos mesmo que para isso a escola não funcione... posso-lhe dizer que na escola do meu filho esses problemas duram pouco pois a AP faz pressão e exige a melhoria dos serviços, exige pessoas, ameaça mover processos, ameaça chamar a comunicação social (esta então fez maravilhas), etc

      Por isso, sim faz muito.

      Eliminar
  2. Vê-se cada uma nas reuniões de pais! Eu passo a vida às cotoveladas ao meu marido. E mordo os lábios para não me escangalhar a rir.

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre fui representante dos pais. Não é por mais nada mas dá-me uma maior proximidade com o professor, uma oportunidade de saber coisas sem ter de marcar reuniões.
    Mas nunca tive de fazer propaganda, os pais praticamente me imploraram que me mantivesse no cargo.

    ResponderEliminar
  4. Nas turmas dos meus filhos é praticamente sempre um voluntário à força. Eu assisti a uma reunião deassociação de pais. Esteve lá um postal a falar quase uma hora sobre o filho que coitadinho chorava sempre de manhã. Todas as pessoas a bufarem para tratarem de assuntos importantes e o gajo sempre a bater na mesma tecla. Não há pachorra. Não pus mais lá os pés. Mas a nossa Associação tem trabalhado bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahahah
      Há sempre uns cromos fantásticos, dá vontade de interromper e perguntar se podemos então falar de coisas que realmente interessam.

      Eliminar
  5. O problema é que esses pais híper participativos e híper preocupados criam filhos híper inseguros e híper ansiosos.
    Muitos desses pais querem ir para a associação de pais, por necessidade de protagonismo outros para terem um contacto mais direto e regular com o professor e desta forma poder por a sua cunhazinha pro filho.
    Acreditem trabalho numa escola e já tenho visto de tudo, este ano a escola é tão, mas tão boa que nem associação de pais temos. Mas é sempre assim quanto mais problemáticas são as escolas, mais os pais se afastam e só lá aparecem para arrumarem confusões.

    ResponderEliminar
  6. nas minhas reuniões, quando se começa a eleger esse tipo cargos peço sempre a alguém que me ligue, para ter que sair.
    se há sempre alguém que quer ser o "chefe" do pai dos miúdos, eu cedo com gosto esse "privilégio". chiça malucos

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente