O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

domingo, janeiro 19, 2014

Aniversário

Migalha Crescida faz hoje oito anos.
Já todos devem ter reparado que não falo muito da minha filha crescida, não tanto como falo dos outros. Talvez porque já não tenha a graça do Sancho com os seus três anos, ou talvez porque não seja um pote de mel, como a Migalha do Meio.
Uma vez, estava numa reunião da escola com todos os pais, e a educadora pediu  para dizermos duas ou três características dos filhos. E lembro-me, que como fui a segunda mãe a falar, não consegui lembrar-me com suficiente rapidez de qualidades da minha filha (que os defeitos ninguém os disse). Só me conseguia vir à cabeça que a minha filha era bonita (sem mérito próprio), vaidosa e um bocadinho egoísta.
Migalha não é aquela criança meiga e fofinha. Migalha arma trombas quando tem que falar a pessoas que não conhece, não faz fretes, faz sorrisos amarelos, tem um sarcasmo bastante apurado para a idade. Não gosta lá muito de partilhar, e a sensibilidade, apesar de presente, não está propriamente à flor da pele. Dá respostas super tortas, e não se inibe de dizer coisas que acabam por magoar os outros. Digamos que ainda não aprendeu a controlar a frontalidade.
Por outro lado, é justa, leal, extremamente popular entre as amigas, responsável, super inteligente, e com um sentido de humor bastante refinado. Boa aluna, bem comportada,  reconhecida entre os pares. Dos meus três filhos, esta Migalha é a que é mais parecida comigo. Especialmente quando eu era criança.
Por isso, o desafio que sinto com ela é muito maior. Educar esta filha, não é mandá-la falar baixo, nem comer de boca fechada, nem lembrar que não se responde aos adultos.
Educar esta filha, é o desafio constante de educar para que seja uma boa pessoa. Preocupada com os outros, atenta às necessidades, a quem é mais desfavorecido, nem que seja desfavorecido em inteligência. Educar esta filha, é valorizar as qualidades que tem e o que faz bem, porque funciona muito por estímulo positivo, mas também lembrá-la que ser bom é muito mais do que simplesmente não ser mau.
Choco de frente com ela tantas e tantas vezes, porque quero mesmo que seja uma boa menina, ainda que não seja melosa (nem acho que tenha que ser).
Eu sei que vai sair dali uma mulher como deve ser. A rispidez vai ser de certeza compensada pela inteligência, que lhe vai permitir desenvolver-se como pessoa, ainda que não lhe saia mel por todos os poros.
O desafio é essencialmente para mim. Que lhe adivinho os pensamentos e os passos.
Parabéns meu amor, estamos juntas!


14 comentários:

  1. Muitos parabéns a Migalha Crescida e à Migalha Mãe.
    (Não imaginas quão parecida é, pela descrição, Migalha Crescida com o meu filho (tal como eu era na idade dele; o desafio é constante mas leva-se bem)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada! Às vezes até tenho medo de ser demasiado exigente com ela.

      Eliminar
  2. Parabéns! :) Oito anos é de valor! Quanto ao que escreves.... Não te preocupes muito... Pelo forma como escreves adivinho-te com aquilo que lhe queres incutir... E há questões de berço que eles apanham sempre, pode demorar mais ou menos tempo, mas apanham sempre... Tu também apanhaste verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Mas quero tanto que ela não seja tal e qual como eu. Vai passar a vida a ouvir as pessoas a dizerem "ai, quando te conheci parecias tão antipática".

      Eliminar
  3. Parabéns à tua migalha :)
    Sei bem o que é isso de ter um mini-me dentro de portas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E então? Também tens a mania que sabes o que vai fazer a seguir? Tambem achas que lhe adivinhas as intenções porque julgas vai fazer exactamente o que tu farias?

      Eliminar
  4. Parabéns! (respira fundo Mirone, ainda faltam muitos anos até a Mironinho começar a "levantar cabelo", pelo menos assim espero).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Olha que não tenho a certeza que seja da idade. Acho que é mais feitio. A minha começou bem cedo armada em chica-esperta!

      Eliminar
  5. Muitos Parabéns a ambas! (acho que é "defeito" de fabrico das primeiras filhas, eu acho que estou a criar uma pequena-eu, segundo dizem "é o feitio da mãe; tb fazias isso" blablabla..medo...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada! E parabéns para ti também, e felicidades infinitas para a tua bebé mais pequenina.

      Eliminar
  6. Parabéns a essa menina tão especial!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!. Especial, ou como ela própria se considera: perfeita!

      Eliminar
  7. Oh! Parabéns atrasados
    (E ao que li a coisa faz-se....)

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente