O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

sexta-feira, janeiro 16, 2015

É para vir aqui ao confessionário, se faz favor!

Ora bem, hoje vamos lá a falar de coisas sérias (olha as visitas a caírem a pique), que isto tem sido um forrobodó pegado e a vida não é só brincadeira, e a mim niguém me paga para vos (tentar) divertir.
Então vamos lá. O filho mais velho de Amiga de Sempre tem nove anos e pediu uma conta no Facebook. O assunto foi a discussão lá em casa, e os pais, depois de analisarem a situação, de constatarem que todos os amigos já tinham, e precaverem todas as situações de risco (entenda-se granda controlo da conta), lá deliberaram que sim, que podia.
Pois quem lhe criou a conta foi a mãe, quem sabe a password é a mãe, e só pode aceder no telemóvel da mãe. Proibido de colocar fotografias dele próprio.
Pois que enquanto o pequeno utilizador dormia, a mãe resolveu fazer a sua vistoria diária à página. E para descobrir que a namoradinha da escola (a mesma idade), o tinha identificado com sendo o seu namorado, lá pelas palavras que o facebook reserva a quem quer dizer que está comprometido.
Amiga de Sempre contou-me tudo isto entre o chocada e o embasbacada. Aparentemente nem todos os pais que permitem que os filhos tenham contas de facebook com esta idade, têm o mesmo tipo de controlo e preocupação. Ainda por cima parece que alguns membros da família menos próxima gozaram a bom gozar, e o miúdo não achou graça nenhuma.
Eu já sei que não vou ter este problema tão cedo, porque Dito-Cujo nem quer ouvir falar de tal coisa. E ao argumento "mas as outras têm" já me respondeu que "há certos pormenores que fazem a diferença". Carregadinho de razão, nada a apontar. Se bem que tenho tentado fazer um paralelo para o "nosso tempo". Quando daqui a vinte anos a minha filha for dizer que não tinha conta no facebook, é como se nós hoje lembrassemos que não tinhamos tido o quê? Televisão? O Spectrum? Uma bicicleta?
Bom, adiante. Aquilo que eu queria mesmo saber é a vossa opinião.
As vossas criancinhas imberbes já têm conta de Facebook? E vocês são assim zelosas como Amiga de Sempre ou entregam nas mãos de Deus?
E com nove anos, já namoravam?
Descosam-se.

13 comentários:

  1. A criança tem FB, tem a password, não tem autorização para a alterar, é totalmente vistoriado (aliás as notificações são todas recebidas no meu tlm).

    Pior lidar com o Instagram, é tudo igual em termos de vistoria e password, a grande diferença é que não liga ao FB (que se controla bem), mas ama IG e é bem mais tramado de controlar! :/

    ResponderEliminar
  2. Eles (teens) agora gostam é do instagram, confirma-se. E também se confirma a conta de FB, desde os 9, que é usada para jogar aqueles jogos irritantes. Tenho a password e um monte de tias que são amigas, nestas idades não há grandes problemas, o busílis acho que vem mais tarde, numa idade em que é bem mais difícil controlar, que eles não deixam.
    Muito avisado sobre falar com estranhos, fotografias e afins. Correu bem que a criança é responsável.
    Ah ! e nada de namoradas.
    Mas tenho cá outra que não tem... nem conta nem interesse em ter.

    ResponderEliminar
  3. Penso não me preocupar com esse assunto de forma directa nos próximos anos. Quando a Mironinho tiver 9 anos já o facebook estará a dar as últimas e as redes sociais virtuais serão outras.
    A minha sobrinha mais velha tem onze anos e ainda não tem facebook, para grande tristeza sua, ao contrário da grande maioria das amigas. Apesar da insistência, "porque todas têm fb desde o 5.o ano, só eu é que não", os pais não cederam. Terá Fb quando os pais entenderem, que pode ser quando fizer 12 anos e passar para o sétimo ano, ou pode ser quando fizer 14, que é o limite mínimo definido pelo Fb, ou até pode ser mais tarde, se os pais entenderem que não tem maturidade suficiente. E, quando tiver há-de ser com regras apertadas e estreita supervisão dos pais (perfil privado, sem fotografias e com password partilhada com os pais, etc). Acontece que nem todos os pais estabelecem essas regras. Aliás, quando a minha sobrinha quer ver o fb das amigas fá-lo com os pais, através dos seus fb, porque as amigas, pasme-se, têm perfis abertos, adicionam toda e qualquer pessoa como amigo (há miúdas com centenas de "amigos"!!!, até a minha sobrinha fica "escandalizada" com a falta de noção das amigas), publicam fotografias suas a torto e a direito, etc. Perante este cenário, confesso, parece-me muito bem que os pais estabeleçam aquelas regras, já que os das amigas não o fazem.

    ResponderEliminar
  4. Tem conta desde o 7 jogava farmville ( óptimo para desenvolver o cálculo :) ) agora joga outras coisas. Não põe fotos , não se deixa identificar, é ele que me chama a atenção quando algum amigo, ou progenitor de amigo, faz disparate e coloca fotos identificáveis ou da informações sobre os sítios onde estão. Já desamigou um amigo porque tinha o hábito irritante de colocar vídeos dos amigos que fazia sem respectiva autorização, deixando toda a gente aborrecida. Antes de lhe abrir a conta assustei-o com os perigos dos chats, da exposição pública, prefiro que ele perca um pouco a ilusão que a inocência dá do que sofra as consequências de continuar iludido. A verdade é que é impossível vedar-lhes o acesso, há sempre um amigo com conta, com telemóvel ligado à net, por isso acho que a única via é esclarece-los bem, ir controlando, na medida do possível, é esperar que corra bem.

    ResponderEliminar
  5. A minha criança tem 9 anos, e tem facebook desde os 7... o único objectivo eram os tais jogos ranhosos e sim... apenas e só para isso. Tal como a sua amiga eu tenho a pass e acedo mais vezes que a própria criança, que se passam meses e nem ao facebook vai. Da última vez que acedeu veio ter comigo e: "Mãe sabes a pass do meu facebook?". Há controlo, faço-o e sim, é importante. Só aceita amigos com a minha autorização e apenas quem eu vejo que não partilha nada demais.

    ResponderEliminar
  6. 9 anos não tem conta e nem se interessa. Uma razão: Feromonas (YouTube)

    ResponderEliminar
  7. Estou com a mirone. O meu tem 9 anos e nada de facebook. Era só o que faltava. Nem eu tenho quanto mais o fedelho.
    Ah, mãe os meus amigos têm e mimimi, mimimi. Estou bem ralada com isso.

    ResponderEliminar
  8. Ainda não cheguei lá (só tem 5 anos) mas a minha afilhada com 10 anos não tem conta de facebook. Quer jogar os jogos joga na conta da mãe ou do pai.

    Quanto ao controlo é fundamental, eu, adulta, tenho o meu FB completamente fechado, só lá tenho quem efetivamente conheço, tenho a privacidade no máximo e tenho que autorizar qualquer identificação que me façam em fotos, não esperava menos de um filho meu. Quando chegar a altura de ter o seu próprio FB vai ser tudo monitorizado por mim e pelo pai, sem dúvida nenhuma.

    ResponderEliminar
  9. O meu pimpolho tem 6 anos e já me perguntou se pode ter FB eu respondi-lhe que não, porque não tem idade para isso. Talvez lá para os 16 anos o deixe ter conta. Disse-lhe francamente que não precisava daquilo para nada que os amigos os vê na escola e que se os colegas têm isso é com eles e com os pais deles. Quanto aos jogos usa a minha conta e o meu telemovel. E vai ser assim pelos proximos 10 anos e depois se verá. Estou a ensinar-lhe desde já que o facto de os colegas terem isto ou aquilo ou fazerem isto ou aquilo não significa que isso seja o mais correcto ou ou mais adequado à idade deles. Os pais é que devem orientar os filhos não o contrário.

    ResponderEliminar
  10. Pipocante Irrelevante Delirantesexta-feira, 16 janeiro, 2015

    Eu com 9 não tinha telefone (fixo). Era do camandro, um gajo queria comunicar e... ou era em pessoa, ou então ia aos ctt colocar um envelope com uma missiva lá dentro.
    A mini-me ainda não chegou aos 9, por isso não posso falar com conhecimento de causa. Era fácil dizer "mas faço isto ou aquilo", mas não seria honesto, e eu sou honesto.
    De resto, já adquiri alguns itens, de aspecto intimidante, para colocar na parede, de modo a colocar em sentido futuros pretendentes.

    ResponderEliminar
  11. Com 6 anos já namorava ( tenho 30) , namoro serio, a primária toda. Mas Fcaebook não deixava a minha filha ter...super perigoso.

    ResponderEliminar
  12. Nem eu tenho Facebook quanto mais um pintelho elétrico com nove anos?!??
    Era só o que mais faltava.

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente