O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

segunda-feira, maio 25, 2015

Quarto com vista (acho que li um livro com este nome)

Moro no sétimo andar e tenho uma varanda, com uma vista maravilhosa sobre a cidade. Não fora o estádio de Alvalade em noites de jogo, e a vista seria perfeita (brincadeira, é perfeita na mesma).
Sempre que chega o calor, o sol, as noites mornas, imagino mil coisas para a minha varanda.  Compro vasos, sementes e plantas, varro e arrumo.
Olho para a mesa dobrável, dobrada, e para as cadeiras dobráveis, dobradas, e penso comprar uma cadeira longa onde me possa espreguiçar ao sol. Talvez uma mesa mais pequena.
Mas acabo sempre por desistir. Com três crianças pequenas, tenho um medo horrível de tornar a varanda um sítio demasiado atractivo. Só a ideia de estarem ali cadeiras abertas, à mão de semear, prontas a serem usadas para espreitar lá para baixo, arrepia-me toda e dá-me uma nausea imediata.
Tenho uma protecção entre as grades, mas aquilo que eu precisava mesmo, era de qualquer coisa que tornasse o parapeito um bom bocado mais alto, de forma a que não tivessem hipótese de chegar sequer com os olhinhos lá acima.
Vou espreitando outras varandas, e até já vi várias soluções, mas nunca avancei com nenhuma.
Em calhando, resta-me esperar que cresçam mais um bocado, que deixem de acreditar que fazem duas piruetas e caem de pé cá em baixo, ou sentadinhos no tejadilho de um carro.
Por enquanto, vão regando as zínias e o majericão, e borrifando a mais recente aquisição, uma plantação de cogumelos, sempre com supervisão, e com mil avisos.
Eu sei que sou um bocado exagerada, quase paranóica, mas há coisas não vale a pena facilitar, porque as consequências são trágicas.
É esperar.

11 comentários:

  1. Cortinas de vidro. Não têm caixilho e parece que nem existem. São fechadas, o sol entra todo, as florzinhas adoram, abrem na totalidade os vizinhos nem dão por elas. Nunca levei a ML à varanda. Quando era pequena nem à janela gostava de a levar. E nunca se habituou.

    ResponderEliminar
  2. Há umas protecções em acrílico. Mas são carotas. Só vale a pena se for por bastante tempo.

    ResponderEliminar
  3. Sempre ouvi dizer que mulher prevenida vale por duas...

    ResponderEliminar
  4. Eu moro num primeiro andar e os cuidados são exactamente os mesmos. Nunca fiando...

    ResponderEliminar
  5. Não é a coisa mais bonita do mundo, mas eu coloquei redes anti-queda!


    http://4.bp.blogspot.com/-tcxzHIuFwi8/Ulw5WlkVM2I/AAAAAAAABkM/ECVllTugXn8/s1600/imagem+e+vidios+do+telefone+069.jpg

    ResponderEliminar
  6. Painéis de vidro! Mal se vêm e não tapam a luz... Conheço várias famílias (algumas já da categoria "numerosas") que não usavam as varandas por causa dos filhos, adoptaram as placas/painéis de vidro e adoram... Vale a pena! Eu não tenho varanda, use a sua por mim!

    ResponderEliminar
  7. Passa para cá essa vista para o estádio do Maior, faz favor! ;)

    ResponderEliminar
  8. Uma vez estava a minha filha a brincar na varanda.
    Fui fazer não sei o quê à cozinha e qd voltei estava ela com os pés na parte de cimento antes das grades.
    Ia-me dando uma coisa má!

    ResponderEliminar
  9. Eu também tenho redes... São uma protecção contra os pombos, e são um sossego para mim porque a gata pode andar na varanda à vontade (e o que ela adora a varanda) e um dia hão-de servir para proteger pequenos babies...

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho exactamente o mesmo problema, 7º andar com 3 varandas em casa e dois pirralhos pequenos... o pânico cada vez que se lembram de ir à varanda sozinhos (felizmente raras vezes)... Cautela nunca é demais :-)

    ResponderEliminar
  11. É bem verdade, xaxia. Não dá para facilitar, MESMO.

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente