O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

sábado, abril 20, 2013

Dito-Cujo- para sossegar leitores inquietos

O amor não se explica. Há quem tente, quem tenha umas teorias, mas a verdade é que ninguém consegue.
Como se poderia explicar que depois de bater as pestanas duas vezes no Dito-Cujo, me sentisse de tal forma aparvalhada que só pensava em como me iria safar de um longo namoro de adolescência, não fosse ele " tirar o cavalinho da chuva" sem eu ter tempo de dizer ai. Foi no segundo ano da faculdade e eu tinha 21 anos.
O Dito-Cujo tem uma maneira de encarar a vida completamente diferente da minha. É optimista, expansivo. Não é medricas, nem depressivo, nem faz de todas as coisas um cavalo de batalha. Esta maneira de ser equilibra e muito a minha. Aliás, esta forma de ser equilibra-me e muito. Nem ele sabe quanto.
É meigo e carinhoso. Não daquelas meiguices dengosas, de quem nos quer engraxar o tempo todo. É uma meiguice tão espontânea que muitas vezes ainda me surpreende.
É boa pessoa, de uma forma genuína. Deve ser dos melhores amigos que alguem pode ter, que alguém pode desejar ter. Por isso ele tem tantos e tão antigos e tão presentes.
Tem um enorme sentido de humor, ele enche uma casa, ele enche uma sala. Onde ele estiver e se estiver bem, não se vê mais ninguem, não se ouve mais ninguem. É simpático. E tem uma facilidade em criar empatia que eu admiro, porque sou e serei sempre a antipática de serviço. Apesar de tudo há ali um toque de insegurança, de vergonha, de timidez que o fazem parecer um menino pequenino em algumas situações.
Tem um enorme sentido de familia, toda a familia. E comigo não poderia ser de outra maneira. A minha familia é como já disse, o meu projecto de vida, o meu casamento o pilar. Não é o pai dos livros, tal como eu não sou a mãe dos livros. Mas as migalhas adoram os mimos do pai, para contrastar com a forma sempre a despachar da mãe. Com Dito-Cujo há sempre tempo para um abraço, para umas festas, para mil beijinhos.
Quando ama, ama com tudo. Não há cá meias medidas. Tem uma forma absolutamente fascinante de me arrebatar, e ao fim de dezasseis anos, dou por mim a viver dias de paixão intensa como se tivessemos começado tudo ontem.
É desafiador e provocador. Adora uma boa troca de argumentos. É assim com os amigos, com o pai, tios, irmão e também tenta ser comigo. Tem prazer na discussão, talvez porque para ele ainda mal começou e já acabou, e somos todos amigos como antes. Claro que aqui com a Xaxia a coisa às vezes demora a compor-se, por mor do rancorzinho de que já falámos.
É leal. E será fiel. E se um dia for infiel o seu sentido de lealdade vai matá-lo.
Tenta corrigir os seus defeitos. Esta é talvez a maior qualidade. Pode estrebuchar quando é confrontado, pode gritar, dizer coisas horríveis, mas se concluir que há razão nas palavras dos outros, ele tenta melhorar. Não é nesse momento, é depois, de forma calma e discreta, quase natural. Em alguns casos com esforço pessoal grande, mas ele tenta corrigir os defeitos, sobretudo se perceber que é um defeito que pode ter consequencias negativas (era um ciumento de primeira e fez um enorme esforço para combater as inseguranças e os medos).
Pode errar, mas sabe o que está certo.
Ama-me. Como sou. Talvez gostasse que eu fosse de outra maneira, mais como ele. Mas sabe que não sou e respeita isso. E perdoa-me. Já me perdoou.
Tem defeitos? Ui, imensos. Faz coisas que me magoam? Ui, tantas.
Mas é feito de uma massa boa, e as suas qualidades são fortes, e posso andar uns dias a buzinar e a queixar-me,  mas sei que morreria sem ele.
O blogue existe para dizer o que me apetece.  Se é para dizer raios e coriscos porque Dito-Cujo não apanhou a roupa do chão da casa de banho, será.
Mas é bom que  fique aqui escrito para a posteridade, que isso até pode parecer o mais importante, mas não é.
O meu Dito-Cujo é o maior, e é bom que as meninas e senhoras deste país tirem os olhinhos de cima dele. Se querem conservar os olhinhos, claro.





2 comentários:

  1. HomemdeSaltosAltossábado, 20 abril, 2013

    Muito bom , já gosto mais dele. Esperemos é que isto não seja como no futebol em que quando se vem fazer elogios publicos ao treinador ele nunca se aguenta muito tempo...
    Não parece que ele mereça, se for mesmo assim como está descrito, deve ser um "exemplar" a reter. Larga o homem do pé se é mesmo assim como dizes e aproveita o tempo conjunto.

    ResponderEliminar
  2. ahahah Mas que bom ter um Dito-cujo assim tão bom para ti!

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente