O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

terça-feira, abril 29, 2014

Uma espécie de mantra - perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe

Há uma coisa que me tem andado aqui a martelar, e mesmo sabendo que a minha opinião é tudo menos consensual, pois que aqui vai: não percebo quando se insurgem contra quem manda umas piadolas relativamente à forma física (neste caso esférica) de pessoas que estando claramente anafadas, passam o dia a pespegar no blogue receitas de bolos e tartes e panquecas e outros mimos hipercalóricos.
E não concordo nada quando dizem que é "gozar com defeitos  físicos " e mais não sei quê. Até parece que se está a fazer graça com alguém que teve um acidente ou que nasceu com uma deficiência física.
Por Deus, aquilo não é nada demais. Basta as pessoas sairem da cozinha e ficam finas.
Além disso parece que encaixam naquela coisa do "gordinha mas feliz", para quê virem agora querer dar cabo de uma harmonia tão perfeita?

(Sim, posso falar. Durante 6 anos comi o que me apeteceu e fui gorda. Depois quis voltar a ser eu. Fechei a boca e passei a mexer o rabo.)


43 comentários:

  1. Nota prévia: Gostei muito!
    Isso das pessoas gordas felizes com a gordura tem muito que se lhe diga... Tenho sérias dúvidas de que alguém seja gordo porque quer e goste de ser ver assim. Acredito em gordos felizes, não porquer são gordos mas porque têm bons amigos, uma boa família, gostam do que fazem. Agora felizes porque pesam 100 kg, não me venham com tretas.Nunca ninguém me há-de ouvir tecer críticas a alguém só porque é gorda, mas também não contem comigo para lhes vir "passar a mão pelo pêlo", ai coitadinhos, não gozem com os gordos que eles não têm culpa (os que não têm culpa existem, mas são uma minoria).
    Sim, posso falar. Sou gorda e detesto. Se sou feliz? Sim, sou feliz, tenho saúde, bons amigos e família. Sou gorda porque provavelmente como mais do que devo e exercito-me menos do que devo (assim não há metabolismo nem questões hormonais que aguentem). Mas ninguém me vê queixar que sou gorda ou vitimizar porque o mundo não gosta de gordos (pudera, nem eu gosto, porque haveria o resto do mundo de gostar?), sei bem os disparates que faço. Quando a vergonha na cara for maior que a preguiça - deve estar para breve - começo a mexer-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decidi perder peso a reboque de Dito-Cujo. Ele decidiu perder peso, e começar a perceber de alimentos e nutrição, e exercício físico e tal (em 2011), e eu, mal comecei a ver que aquilo resultava, decidi: não vou ser a única gorda cá em casa. Porque efectivamente eu estava mesmo gorda. Tinha 74 kg e meço 1.59, e já há muito que olhava o espelho e as fotografias de soslaio. Foi o empurrão que faltava.

      Eliminar
    2. A minha fraqueza não são doces nem guloseimas, não sou cá de bolos, tartes, panquecas, açucares e o "coiso", mas um queijinho, um petisco salgado fazem-me tão feliz. Ainda não estou preparada para uma relação à distância, com encontros esporádicos, mas no dia estiver é de vez...

      Eliminar
  2. Pronto. Pequena Mirone disse tudo. Incha, Xaxia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não incho! Especialmente no verão com o calor ou se beber álcool.

      Eliminar
  3. Xaxia, este post é perigoso.. se as minhas Anónimas aparecem aí está lixada, essa é que é essa.
    Subscrevo integralmente, a maior parte das pessoas com excesso de peso, é gorda porque quer, í.é prefere comer o que lhe apetece e não está para se mexer. É uma opção mas se são gordas qual é o drama? Ninguém acha mal dizer que X é baixo... e deveria ser pior, pode-se emagrecer, já crescer... só para os lados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha? Não, elas gostam mesmo é de a azucrinar a si. Nem passam por aqui, ou já teria moderação de comentário há muito!

      Eliminar
  4. Bravo, Mirone!
    E os outros todos que se f"#$%&/(=)(/&?=)(/&%

    ResponderEliminar
  5. Ó diabo, vamos lá ver uma coisa.
    Eu sou gorda e detesto! Eu não faço cogitações sobre o peso dos outros. Mas isso não quer dizer que desejo que alguém, seja magro, gordo ou "assi-assim" se F"#$%&/()(/&%, por cauisa do peso (a desejá-lo que seja por motivos sérios). Gostava de ser magra, mas falta-me a força de vontade - é uma questão de me "capacitar" que preciso de ser mais regrada (no fundo, preciso de ganhar vergonha na cara, pois sei bem o que preciso de fazer).
    O que eu quis dizer foi que apesar de ser gorda e detestar, não me queixo nem me vitimizo porque o mundo é cruel e ostraciza os gordos porque sei que tenho culpas no cartório (como a maior parte das pessoas gordas terão, mas preferem queixar-se que são discriminadas). É só isso.
    Aqui quem "incha" sou eu, que por ser gorda por culpa própria, tenho de viver com isso.

    ResponderEliminar
  6. Eu já fui magra.
    Já fui gorda.
    Já fui magra.
    Já fui gorda.
    Fui magra.
    Estou assim-assim.
    Estou bem como estiver, não é coisa que me incomode por aí além.
    O meu closet prefere-me magra que parece que as gordas não têm direito a descomprimirem comprando bué roupa, mas enfim.
    Nem sequer percebo a razão de ser deste post. Cada um goza com o que quer e quem não gosta que siga em frente.
    Eu gozo com gordos, com magros, com cabeçudos, com a pipoca mais doce, depende, gozo com o que esteja mais à mão.
    Só flores de estufa, esta bloga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meio disto tudo, há uma dúvida que me percebe, e como tu és a mulher das dúvidas cor de rosa, pode ser que até saibas: a Lanidor tem roupa até que número, pá?

      Eliminar
    2. Ahahahahahahahahahahahahahahahah!... Tu és do piorio mulher... :DDD

      Eliminar
    3. Não sei onde é que está a graça mas tuuuudo bem.

      Xaxia, tal e qual. Sou a das DÚVIDAS cor de rosa. Não a das CERTEZAS cor de rosa, maneiras que não te sei responder até porque descurto a Lanidor.

      Sempre a considerá-la,

      Filipa

      Eliminar
  7. Outro dia explicava isto a umas 'ssoas: era muito mais boa quando pesava 64 quilos, mas tenho uma vida mais feliz, menos presa, menos angustiada e, principalmente, menos esfomeada com 72.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vivo esfomeada, ou já há muito que teria mandado a balança à merdinha. Controlo o que como no dia a dia, para poder estar à vontade em todos os dias mais especiais. Agora engordei dois quilos na Páscoa (uma semana de dias mais especiais, está bom de se ver) e agora ando a passar uma espécie de fominha para ver se os recupero. É um desafio que coloco a mim própria. Sem médicos, nutricionistas ou gajos dos ginásios a olharem para a balança. Sou eu e mais eu. E também ando feliz. Não é o que interessa?

      Eliminar
  8. Querida Pipoca, que bem que ficou na foto:

    http://pipocamaispicante.blogspot.pt/2014/02/que-vais-fazer-amanha-picante.html

    Como? Hã? Ilustrativa? Criativa?
    Então não é a menina que estava a fazer “isto”?

    Podia fazer um pequeno discurso, mas já sabemos que as meninas apenas conseguem ler nas diagonais, e não me vou sequer dar ao trabalho.

    http://www.osexoeaidade.com
    http://mirone.blogspot.pt
    http://palmierencoberto.blogspot.pt
    http://calmacomoandor.blogspot.pt
    http://pasmesequempuder.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o título do post remete para amanhã, seria impossível já ter uma fotografia. Além disso está a comparar alhos com bugalhos. Num blogue, nunca aparecem fotos que permitam identificar autora, no outro está tudo escarrapachado. Não vamos ser ingénuos, não?
      Se tem recados para as bloggers em questão, é favor deixá-los nos blogues respectivos, se tem algum recado para mim é favor dizer.
      E divirta-se, que a vida são dois dias.



      Eliminar
    2. Claro que sim, se um dia a menina o desejar, terei todo o gosto e em vez de lhe dar recados, digo-lhe na cara o que tenho a dizer.

      Eliminar
    3. Infelizmente haveria uma longa lista de pessoas que gostaria de conhecer nesta blogosfera antes de chegar a si, e ainda assim não me disponho a conhecer nenhuma. Quanto a isto de posts e comentários que brincam ou gozam com os blogues que fazem disto negocio (nada contra, mesmo), vamos encara-lo como ossos do ofício. E não fazer disto mais do que é.

      Eliminar
    4. Menina, eu não faço parte da blogosfera, senão também teria ali ao lado uma fotografia de costas.
      Eu não gosto é de virgens ofendidas, que cospem para cima dos outros e ainda reclamam, quando os se sujam nos próprios salpicos.
      Depois quando encostadas, afirmam que é brincadeira.
      Vá mas é brincar com c"#$%&/()=)(/&

      Eliminar
    5. E o titulo do post diz que vai fazer "isto". Não metendo créditos, a minha interpretação é que a foto é dela e ela fez aquilo no dia anterior ou no ano anterior e vai voltar a fazer no dia seguinte. E não.
      Por mais que ela tente o melhor que conseguiu foi descalçar as botas
      (provavelmente no bar).

      Eliminar
  9. Querida Pipoca, que bem que ficou na foto:

    http://pipocamaispicante.blogspot.pt/2014/02/que-vais-fazer-amanha-picante.html

    Como? Hã? Ilustrativa? Criativa?
    Então não é a menina que estava a fazer “isto”?

    Podia fazer um pequeno discurso, mas já sabemos que as meninas apenas conseguem ler nas diagonais, e não me vou sequer dar ao trabalho.

    http://www.osexoeaidade.com
    http://mirone.blogspot.pt
    http://palmierencoberto.blogspot.pt
    http://calmacomoandor.blogspot.pt
    http://pasmesequempuder.blogspot.pt

    Todos os links que coloco, estão aí do seu lado direito. acrescentei-os para a menina perceber que apesar de rejeitar frequentemente os meus comentários que naturalmente não lhe interessam os outros também recebem. É que isto de ter comentários mas depois moderá-los, digamos que inclina ligeiramente as discussões.
    Em relação ao seu post e em primeiro lugar, a menina "esqueceu-se" de deixar os créditos. Portanto, fez de conta que a foto seria sua?
    Em segundo lugar a menina diz que faz "isto"! E desculpe que lhe diga, mas você não sabe fazer "aquilo". Nem nunca saberá, pela descrição que faz da experiência (a melhor parte do dia é quando se descalça?). E olhe, digo-lhe mais, faz publicidade à Nordica, com uma foto provavelmente tirada na Decathlon!

    ResponderEliminar
  10. Vocês são uma equipa. E são todas iguais.
    Eu podia dar-me ao trabalho de escolher nos vossos galinheiros, os post em que fazem exactamente o mesmo. Mas este exemplo, devia ser suficiente, para cada uma de vocês, fazer um exame de consciência e perceber que não faz sentido nem vos leva a lado nenhum. A não ser claro, que também queiram as 5200 visualizações da outra e aí então, como fica demonstrado todo os meios justificam os fins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe quanto ganho se tiver 50 visualizações? Zero. Sabe quanto ganho se tiver 5200? Zero. Passar bem.

      Eliminar
    2. Sabe quanto ganha a autora que vocês tanto criticam, por ter 50 ou 5200 (perdão 4800)? Não sabe pois não, xaxia?
      Então, não sabendo, seria mais avisado ficar calada. Não lhe parece?

      Eliminar
    3. Não sei, nem quero saber. Só falei do que ganho, não do que ganha a senhora em questão. E parece-me que o anonimo está a levar isto um bocadinho a peito, não? A menos que.

      Eliminar
    4. Eu levo isto da forma que quiser, não lhe parece que tenho esse direito?
      Mas a xaxia critica quem fala de produtos e marcas em proveito próprio, não sabendo se efectivamente há proveito ou não. Não lhe parece incoerente?

      O meu pedido de desculpas à Dona Mirone, por estarmos a ter esta conversa no seu estaminé, mas a xaxia, não aceita comentários de gente que não mostra as costas, nem se quer encontrar comigo...

      Eliminar
    5. Eu já vou com 372 visualizações (uma fartura, está-se mesmo a ver) e ainda não ganhei nada senão comentários divertidos. Estou a fazer alguma coisa mal?

      Eliminar
    6. Ai que agora estou b aralhada. Mas este é o meu estaminé? A Xaxia não está a aceitar comentários? Olhe, vou fazer outro bolo e comê-lo, que é o que se leva desta vida, o que comemos e bebemos.
      :D

      Eliminar
    7. foi do vinho rasca que bebi com a pipoca...

      Eliminar
    8. Anónimo... Game Over. Se quiser faça queixa à entidade reguladora da Blogosfera (olha, outra brincadeira).
      Mirone, estás a fazer tudo bem.

      Eliminar
    9. Tudo menos o bolo de iogurte, que me saiu uma tragédia em três actos...

      :D

      Eliminar
    10. Caramba, Xaxia, eu peço desculpa sim? A mulher tem um parafuso a menos. Ou vinte....
      Isto não é normal... Ainda por cima diz que eu não faço esqui... Magoei!

      Eliminar
    11. Picante, tudo bem. Mas se tivesse que apostar, apostava num homem. Mas é que estava capaz de oferecer o mindinho!

      Eliminar
    12. E a verdade, minhas pequenas? A pipoca fez o mesmo que a gorda e mais nada. Não teve sequer capacidade para argumentar, senão chamando nomes a quem lhe destapou a careca!!

      Eliminar
    13. Game over????
      Hahahaha... Isso sim é uma boa forma de argumentar.

      Eliminar
    14. Vá, ide fazer ó-ó que eu vou fazer o mesmo.

      Eliminar
    15. Eu só venho aqui dizer que não gosto de "equipa". Preferia "gangue", pode ser?

      Eliminar
    16. Agora é que me pareces, minha desnaturada!
      (Gaaaaangueeeee, ganda ideia. Como nos vamos chamar? Vamos trocar posts fofinhos com links e tudo a dizer ai gosto tanto de ti, ai como vivi tanto tempo sem te conhecer, ou vamos ser duras à séria?)

      Eliminar
  11. Olha Xaxia, é só para dizer que acho muito mal que me queiras imitar e teres um post super-comentado. (mas vais muito bem lançada. :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, goza, goza, ó super estrela blogosférica. Os teus comentários, além de serem tipo dez vezes mais, são simpáticos. Nada a ver com a peixeirada que aqui me armaram.

      Eliminar
    2. Isso da peixeirada foi copy+paste...
      O anónimo deve é ter ficado assustado com a onda de comentários que ofuscaram o seu refluxo gástrico... acho que eles gostam de ser vistos e como aquele se perdeu ali no meio acabou por desistir...

      Olha, tive mais sorte que juízo (e o anónimo mais azar). Se tivesse calhado no post que tinha feito meia hora antes e que me mereceu 50 visistas e zero comentários, talvez o anónimo tivesse tido outro destino.

      Eliminar
  12. Não percebo porque as pessoas se ofendem quando as chamam de gorda. Não sendo gorda, não fica ofendida; não é com ela, passa-lhe ao lado; sendo gorda, ofender-se, porquê ou para quê, se é a verdade?

    Há muito mais vida para além do corpo que temos! Conheço tanta gente magra que passa a vida a falar de dietas e ginásticas e o diabo a sete! Vivem mais atormentadas do que as gordas. Não há cu que aguente!

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente