O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

segunda-feira, outubro 05, 2015

Polo Norte, as tuas palavras merecem-me umas palavras

Bom, em primeiro lugar deixa-me que te diga, que há mundo para além do facebook e dos blogues. Soubesses isto, e eventualmente poderias ter visto uns noticiários, e lido uns jornais, quem sabe terias sabido o resultado das sondagens da última semana, todas ou quase todas as sondagens da última semana, e quem sabe, não seria uma surpresa assim tãaaaaaao grande a vitória da coligação.
Havia inclusive sondagens que apontavam a possível maioria absoluta da PàF, vê tu bem. Surpreendente? Pode ser, mas não dia 4 de Outubro às nove da noite.

Depois é normal que sigas páginas de facebook com quem te identifiques, com quem partilhes ideologias, ou que admires. Não é provável que leias os posts do Camilo Lourenço, ou do João Miguel Tavares, ou outras figuras que se situam mais à direita e que vão defendendo o porquê de sim à PàF e não ao PS, ou outra esquerda mais radical. Parece-me, tu o saberás melhor,  que pode ser uma explicação para que leias maioritariamente opiniões que coincidem com a tua. Normal, expectável. Aqui não vejo nada de surpreendente
.
E por fim, aquilo que no princípio me fez ter vontade de te dirigir um post. 
Sabes porque é muito complicado aparecer nas redes sociais a defender o voto na direita? Sabes porque se mantém calados eleitores que escolhem um governo de centro direita, ou pelo menos porque se manifestam incomparavelmente menos que os restantes?
Porque já se sabe que as pessoas de esquerda são as únicas pessoas boazinhas.  As únicas que são solidárias, tolerantes, as únicas que se chocam com a miséria, com os sem abrigo, com os refugiados de guerra, com o desemprego, que se preocupam com as minorias, com quem passa fome, porque já se sabe, toda a gente sabe, que a direita representa o oposto disto. 

Porque é incrível, absolutamente incrível, a leviandade com que nas redes sociais se apelidam as pessoas de fascistas, salazarentas, capitalistas, ou como cheguei  a ler, de sociopatas e assassinas.
Porque é incrível, a irresponsabilidade com que tu as apelidaste de xenofobas.



Nota: ao contrário do que é normal por aqui, os comentários, se existirem, serão moderados.
Outra nota: : poderia ter deixado um comentário no blog da autora, pois podia, mas preferi fazer um post.




33 comentários:

  1. Dividir o mundo em duas partes dá nisto. Uns são só bons e os outros são só maus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma grande verdade Mirone. O mundo tem tantas nuances...

      Eliminar
  2. Parece que uma pessoa tem de pedir desculpa por ser da direita. Sinto uma revolta por ler tanta baboseira hoje

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso que sinto. Até parece que uma pessoa tem que ter vergonha de ser de direita.

      Eliminar
  3. Embora seja irresponsabilidade, apelidar as pessoas de direita de xenófobas, não acho que seja incrível. Pelo menos não de quem leva a política e os destinos do país tão a sério que está disposta a ser mandatária de um candidato presidencial a brincar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou favorável a que se levem algumas coisas a brincar, o que não quer dizer que ache que não se podem brincar com as coisas. Acho que sim. Acho que podem surgir candidatos presidenciais a brincar, se porventura tiverem alguma coisa para dizer ou acrescentar que não tenha voz de outra maneira. A brincadeira, só pela brincadeira...Há gostos para tudo.

      Eliminar
    2. Picante, foi logo o que eu pensei. Então isto é tudo tão sério e a rapariga apoia um candidato a brincar?

      Eliminar
  4. O que eu amo não ter Facebook!!!! Leio jornais, vejo TV e oiço rádio!!! Também ando na Net!! Já não suporto este "rebanho dos redes sociais"!!!!!!Irra!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se serão rebanhos. Mas que é perigoso medir o mundo pelo que se lê nas redes sociais, isso não tenho a menor dúvida. Depois há surpresas.

      Eliminar
  5. Para o bem e para o mal, para a esquerda ou para a direita, para cima ou para baixo, os resultados foram o que foram... E quanto a isso, só tem de haver uma coisa: res-pei-to!!! Ponto.

    Nisto valemos todos - todos!, o mesmo. É assim em (na nossa) democracia. As cruzes são únicas e todas iguais. Pesam todas o mesmo. E, enfim, um eleitor, uma cruz. Simplesmente. E isto às vezes dói um bocado. E sim, nem sempre é justo porque, já se sabe, a razão está sempre do nosso lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que não, parece que há votos que deveriam valer mais, porque pertencem às pessoas que estão sempre certas e sabem o que é melhor para os outros.

      Eliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirantesegunda-feira, 05 outubro, 2015

    Nem vou comentar os textos dessa senhora, porque

    1. não faria melhor que a dona aqui da chafarica
    2. porque para lixo, já me basta o futebol do meu Sporting (se bem que este parece estar em evolução, ao contrário de...)

    Mas isto reduz-se a: não se pode dividir o mundo em "os que" e "os que não".

    Isto lembra-me um sketch/reportagem do Daily Show, em que um senhor se queixava de não ser aceite nos republicanos. Ele era todo liberal na economia, adorava as suas armas, muros para os mexicanos, mas simplesmente concordava com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ora isso ia contra o que os republicanos acreditavam. Também não podia ser democrata... ora para que lado se viraria ele???
    O mundo não é a preto e branco.
    Nem é like/not like.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a Deus que somos dotados de inteligência para discernir. Até parece que votar num partido é escolher um pacote de férias em que temos de comer sempre os panadinhos do buffet, dançar zumba e beber pina colada com rum manhoso.

      Eliminar
  7. Pipocante Irrelevante Delirantesegunda-feira, 05 outubro, 2015

    Estou-me lixando para o Passos Coelho.
    É um sacana de um gatuno incompetente e aldrabão. Rodeado de iguais ou piores.
    Mas ganhou as eleições, por isso terá de ser chamado a formar governo.
    Quem ouvisse ontem a Catarina, pensaria que ela tinha ganho com 80% dos votos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pá, também não é preciso ofender o homem dessa maneira,

      Eliminar
  8. Nem queria acreditar quando vi o paralelismo que fizeram entre os votantes do PaF e os que são contra a vinda de refugiados... esta gente existe?!?
    Deixei lá um comentário:
    'Também votei PAF e também sou a favor do acolhimento de refugiados, causa para a qual já, inclusivamente, contribui financeiramente e com roupa de criança, e, passando o espanto inicial da análise / paralelo que fizeram, sinto-me ofendida!!
    Pois é... somos todos Charlie desde que partilhemos a mesma opinião, neste caso, política. Em não partilhando, já se pode rotular de acéfalos, ignorantes, desmemoriados, estupidos e outras pérolas que tenho lido para aí!!
    É mesmo o país que temos, é o chico esperto, é sempre achar que somos muito mais inteligentes e esclarecidos do que o 'vizinho do lado'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso. A superioridade moral impera em todas as frentes.

      Eliminar
  9. Acredito que a Xaxia não fizesse, mas se por acaso tivesse ganho a esquerda, eu nem quero imaginar o que não se escreveria por aí. Lamento, mas não me indigno com o que foi escrito, encolho os ombros e penso para mim, "se fosse ao contrário era a mesma coisa".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só posso responder por mim, estou em crer que não ofenderia ninguém por ter votado à esquerda. Quero crer que todos votam de acordo com as suas convicções e que estas serão do seu ponto de vista, o melhor para o país.
      Mas indigna-me a facilidade com que se utilizam certas palavras. A xenofobia é crime.

      Eliminar
    2. Xaxia, o q o anónimo acima disse n deixa de ser verdade (e tenho bastantes conhecidos e amigos de dta) nestas alturas há sp excessos.
      Qt á questão da xenofobia, e p dar um exempo (q vale o q vale pq n vou "colar" aqui uma foto do meu FB), por duas vezes um desse meus conhecidos conseguiu irritar-me solenemente. Em 2 momentos diferentes, num post de outro amigo q falava "contra" o actual governo, de forma educada, o comentário dele foi "isso, vota no monhé" se isto tb n é ser xenófobo... (e de mto mau tom, por sinal, n sei o q será)
      Mas pronto. Sei q nem todos sao iguais, felizmente, e nem nunca diria isso.

      Eliminar
    3. Todos nós fazemos considerações menos simpáticas, ou até menos dignas, sobre muita coisa à nossa volta, e de certeza sobre esta em particular, a grande diferença reside em comentá-lo na esfera privada de cada um, ou em círculos muito pequenos, ou vir alardea-lo para centenas ou milhares de pessoas. Vale para o xenófobo e vale para o "monhé"...

      Eliminar
  10. A mim também me faz confusão estes comentários.

    Metade do meu facebook faz comentários "Vergonha deste país" ...

    Eu fico boquiaberta com esta falta de respeito com o que foi decidido democraticamente.

    Não que ache que foi uma excelente opção. Mas dentro das que tinhamos...

    (Pessoalmente não tenho partidos, mas vou mais tendencialmente para a direita, por questões ideológicas, ma também sou a favor de muitas ideias de esquerda, opá o mundo é grande, eu sou complexa, e acima de tudo respeito é bonito.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sinto vergonha alheia. Pq? Primeiro pq me custa ver o nr da abstenção. Acho quase uma falta de respeito p com aqueles q dariam tudo p ter dto a votar (mas naturalmente todos são livres de n o fazerem, mas creio q eu tb seja livre por sentir vergonha de n aproveitarmos um dto q custou a mtos conseguir).
      E sinto mta vergonha pq andei a ouvir discursos mega empolados, contra uma data de medidas (q continuam a fazer parte do programa do PaF), mas criticas à séria, com insultos dos feios e tudo, e depois votam no mm. Opa, p mim, é n haver vergonha na cara, desculpem mas é. Mas eu cá estarei na linha da frente qd os ouvir novamente.

      Eliminar
  11. Tenho 62 anos, sempre votei e que me lembre as pessoas são livres de votar em quem querem!!!!Agora com a moda das "redes sociais",as pessoas voltam á mentalidade da idade das cavernas!!!!Faltava mais nada questionarem o meu voto!!!!

    ResponderEliminar
  12. Pipocante Irrelevante Deliranteterça-feira, 06 outubro, 2015

    Vale a pena passar pelo post e ler a explicação.
    Ou de como uma rã sem pernas é surda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A explicação só confirma que o que está no post, era exactamente o que queria dizer.

      Eliminar
  13. Leio a Pólo Norte (e outras bloggers) da mesma maneira como vejo reality shows: para ter a certeza que há gente bem mais parva que eu.

    E normalmente a reacção que temos das pessoas parvas restringe-se a sentirmos pena delas ou a rirmos das "pérolas" delas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava só de ressalvar a ironia. (Nota importante: sou a primeira a rasgar nos reality shows e em quem os vê) Não é bonito generalizar e chamar xenófobos, burros e mais n sei o q a quem votou PaF, mas podemos chamar parvos ao pessoal destes programas .
      Queria apenas lembrar como todos nós fazemos estas coisas. Uns mais, outros menos, é certo (e com mais ou menos agressividade)
      Ainda me lembro do q chamámos (todos...) à menina q queria uma chanel...

      Eliminar
    2. MMSI...acho que ser parvo é obrigatório para entrar em reality shows. Sem excepção.

      Eliminar
    3. Xaxia n podiamos estar mais de acordo nese ponto, e, ultimamente, do pouco q vi, até diria mais do q parvos, mas o decoro n me permite :)
      Pretendia apenas dizer q generalizações e insultos "gratuitos" todos fazemos. N estou com isto, naturalmente, a defender os enxovalhos q ocorreram nos últimos dias, relativos às eleições.
      Eu sou de ideiais de esquerda e n fiz ataques desses a quem votou à dta, mm tendo ficado "aborrecida" com o resultado.

      Eliminar
  14. Existem pessoas realmente desprovidas de noção, onde todos se poderiam arrumar em gavetas ou listados e a partir daí determinar-se o seu rumo na vida. Estranho que pessoas que deveriam, até por obrigação profissional, ter uma mente capaz de compreender nuances, de perceber que nem tudo na vida se resume a preto ou branco, tentem adjectivar os outros com base em tabelas de excel ou pensamentos ao nível de quem nunca sai de entre quatro paredes (ou do gabinete, como preferirem). Não é disso mesmo que se costumam queixar, em relação aos que tomam decisões? Bem me parecia...

    ResponderEliminar
  15. Clap clap clap!

    Ana Isabel

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente