O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

quarta-feira, outubro 28, 2015

Bom, isto de falar dos miúdos, é daquelas coisas que em se lhe tomando o gosto, não se consegue parar

Parece que tudo na vida evoluiu.  Menos as fotografias da escola dos meus filhos. Duas vezes por ano, lá vem a informação que o fotografo vai à escola. Por dez euros, um ma-ra-vi-lho-so conjunto de fotografias, em modo calendário, corpo inteiro, tipo-passe, e a turma toda.
Há fotos lindas.
Há fotos que captam as expressões mais giras, o ar natural, a alegria das crianças. Que dão vontade de colocar nas molduras.
E depois há as fotos da escola.
O fotografo do bairro, chega, munido de cenários. De natal, neve, céu azul. Para enriquecer o cenário, que só por si não é bastante, coloca à posteriori, ursinhos, trenós, velas e bonecos de neve. Na escala da piroseira, atinge o auge. De 0 a 20 na bimbalhice, 25.De tal maneira, que até para por em cima da secretária no emprego, uma pessoa pensa duas vezes.
E pronto. Tenho uma gaveta cheia deste conjuntos xuxu.
Este ano tentei convencer Migalhas a comprarmos só as do grupo. Que por sinal, são iguazinhas às que se tiravam nos anos oitenta, há trinta anos atrás. Qualquer semelhança entre as fotografias da minha turma da primária, e as de Migalhas, não é pura coincidência. O que fui eu dizer! Que é lá isso? Lá iam perder a sessão fotográfica? Estava maluca, com certeza. Agora ficar a olhar para os outros.
E lá foram trinta euros. Mais valia agarrar em três notas de dez e jogá-las pela janela. Eu com o miserável do iPhone, tiro fotos mil vezes mais giras. Mas elas vinham super entusiasmadas. A explicar as poses delas, mais a pose da Madalena, e da Sofia, e da Maria.
E eu pergunto...Com a quantidade de oferta que há hoje em dia, porque continuamos nós a ter que levar com estes fotografos completamente ultrapassados e ainda a pagar para guardar recordações dos nossos filhos naquelas figuras?
Alguma ideia?

17 comentários:

  1. Sim, a ideia é....não comprar, ponto!
    Eu caí nesse erro, até ao ano passado. Comprei só a foto de grupo e já chega. Mesmo assim, essa, continua na gaveta. Este ano vai ser o mesmo.
    Juízo miúda, esses "gajos" nem sabem ganhar dinheiro. Uma pior que a outra e, mesmo assim, as mãezinhas ficam embevecidas com os seus rebentos. Tão giros, que indecisa, vou comprar todas....Nem pensar. Esse dinheiro dá para comprar algo bem mais interessante para os miúdos. Confia em mim e olha que não ficas com remorsos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando chegou o papel da autorização, coloquei a cruz apenas na foto de grupo. Só queria que visse o ar super indignado. Pediram por favor. Ofereceram-se para pagar com dinheiro delas. Aquilo é um momento alto.

      Eliminar
  2. Há muito tempo que só compro a fotografia de grupo. Acho mesmo que só comprei as individuais uma vez, lindas que eram.
    Mas este ano esmerei-me. Nem a de grupo comprei. O rapaz ainda refilou um bocado e depois passou-lhe. Também tenho cá uma gaveta cheia de fotografias de miúdos ranhosos...
    (não os meus, claro, esses são lindos, tremendamente lindos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus também são ranhosos. Parece que este género de fotógrafo tem a habilidade de fazer parecer pior do que é.
      Mas bom, bom, era o que ia ao infantário. Usava Photoshop nos putos. Maravilhoso.

      Eliminar
  3. Na escola da minha filha (infantário) todos os anos muda o fotografo!
    Ok, ainda só foram 3 anos, mas todos os anos foi diferente.
    Parece que há sempre queixas, então muda sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não reclamo. Não acho que seja um assunto de grande importância. Só acho que se podiam fazer coisas bem giras, sem ser aquele género montra da casa de fotografias.

      Eliminar
    2. Olha, experimenta dizer qualquer coisinha... Ás tantas a escola, por não haver queixas, até acha que os pais andam todos contentes com as fotos!

      Eliminar
  4. Opá, fazem verdadeiros liftilngs a crianças de 3 anos! Até "books" em poses renascentistas! Boicotarei esse negócio foleiro até ao fim!!! E é verdade: Gaste-se o dinheiro em diversão para os putos, que eles ficam a ganhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Migalha do Meio tinha um pequeno angioma na testa, quando era bebé. Primeiras fotos do infantário: cadê o sinal vermelho? Ah pois é. Não estava.
      Mas pior foi quando a "emagreceram" nas fotos dos quatro anos. Eu olhava e pensava, que bem lhe fica este vestido, parece muitooooooo mais magra. Hã hã.

      Eliminar
    2. Lá no infantário também fizeram isso a uma miúda que tinha as sobrancelhas bué de tortas. Só que aquilo devia dar muito trabalho então só faziam algumas! Sobrancelha sim, sobrancelha não.
      É pá, isso de emagrecer é muito mau...

      Eliminar
  5. "concerteza"???? É brincadeira, como os "haviam" da Pipa, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. É mesmo um erro. Que será corrigido graças à atenção do caro anónimo a quem desde já agradeço.

      Eliminar
    2. Clap clap, Xaxia, que classe =)

      Eliminar
  6. Este texto é a carinha chapada do da Uva. Tão querida...

    ResponderEliminar
  7. Porque é giro, para mais tarde recordar.
    E porque a escola ganha uma percentagem??

    E porque nenhum pai até os dias de hoje tomou a iniciativa de ser ele/a a fotografar e distribuir (gratuitamente e por email) uma foto escolar.

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente