O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

sábado, julho 20, 2013

A culpa é sempre dos pais?

Estava a ler num outro blog um post sobre os resultados dos exames nacionais, e depois a resma de comentários, e a culpa dos pais, e a exemplaridade,  e o meu pensamento resvalou para o que se passou ainda ontem com Migalha do Meio.
Parece que do alto seus cinco anos, resolveu dizer à empregada da avó que vigiava toda a migalhada a chafurdar numa piscina ainda mal cheia, para lhe levar a toalha. Como viu o seu pedido recusado, resolveu puxar dos galões que não tem, "tens que levar porque és minha empregada e tens que fazer o que eu mando".
Quando cheguei, já tios e avós tinham feito o seu papel, mas ainda assim achei que merecia uma conversa em particular. Se tivesse visto e ouvido, provavelmente também teria um castigo.
Como é que de repente o meu pingo de mel, a miúda que tenho como mesmo boazinha, se torna, ainda que por dez segundos, numa arrogante mal educada? Onde, mas onde senhores, é que ela aprendeu a tratar desta forma uma pessoa crescida?
Se alguém fora da família ouvisse esta conversa, iria de certeza tirar as suas conclusões sobre o exemplo e sobre a educação que lhe damos, sobre que tipo de pais somos, para concluir de certeza que somos do tipo horroroso e burgesso do género que maltrata os outros a cada curva.
E não somos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente