O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

domingo, fevereiro 08, 2015

Cigarros

Já disse algures que deixei de fumar muito facilmente. Na segunda gravidez enjoei o cheiro dos cigarros de uma forma que nunca mais passou, nem depois do parto. Ainda hoje o cheiro dos cigarros me provoca um pouco daquela nausea da gravidez.
Não tenho saudades de fumar. Não tenho saudades do fumo a entrar-me pela garganta, ou a sair-me pelos lábios, nem do cigarro preso entre os dedos, nem do gesto de sacudir a cinza. Não tenho saudades de comprar tabaco e pastilhas elásticas como se fossem consumíveis, da urgência de lavar dos dentes ao acordar, do cheiro na roupa, de coçar o nariz e sentir a nicotina nas mãos.
Mas de vez em quando, muito de vez em quando, sinto falta dos momentos de partilha. Das conversas, das confidências e inconfidências, da cumplicidade dos cigarros fumados debaixo de muito frio por pessoas de ombros encolhidos e dedos roxos, ou à beira-mar antes de um mergulho, ou no cimo da montanha antes de descer uma pista, ou o último,  inacabado, fumado já madrugada dentro, quando o corpo já pede uma pausa.
Outras vezes lembro-me dos momentos de quase contemplação em volta do cigarro. Das inúmeras varandas de onde espreitei a cidade nas noites mornas de Verão, o silêncio, o fumo a escapar-se lentamente, as luzes a brilhar ao longe, a tranquilidade daquela solidão acompanhada...


8 comentários:

  1. Deixei o cigarro há 9 anos, depois de 15 de longas baforadas. Já não tenho saudades, mas quando tinha matava-a!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que tenho saudades são de momentos.
      Não arrisco. Tenho para mim que se pegasse num cigarro era bem capaz de não largar mais...

      Eliminar
  2. Eu gostava tanto de conseguir deixar. Vocês, para mim, são umas heroínas. As minhas baforadas já perduram há uns trinta anos.
    Que pooorrrr!............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda, faz um esforço em grande, um esforço mesmo em grande para deixares. Vais ver a felicidade que é. E ficas tão melhor, tão mais saudável, e mais rica...
      Acredita que consegues. Zás pás! De um dia para o outro. Pimbas!

      Eliminar
    2. Oh uva, já tentei e é um desespero. O máximo que consegui foram 15 dias e só me apetecia "morrer". Deve ser mesmo uma felicidade deixar, nem que seja só pelo cheiro, mas acho que comigo não funciona, só se eu estivesse tipo "anestesiada" durante um tempo.
      E se eu precisava, oh se precisava.

      Eliminar
    3. Fernanda, não tenho qualquer mérito. A mais pura das sortes. Não me custou absolutamente nada, a não ser uns vinte quilos...:D
      (Mas estava grávida)

      Eliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente