O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

terça-feira, maio 06, 2014

PME escolares

Migalha Crescida tem uma tendencia pouco simpática de pensar primeiro nela, depois nela, e ainda mais nela, e talvez lá no finzinho, venha outra pessoa qualquer (abre excepções apenas para o Sancho, que lá a consegue levar não sei como).
Seja com brinquedos, com o ovo estrelado, com o lugar do carro, não há uma única vez que aquela alminha deixe o melhor para os outros sem ser obrigada a isso.
Ela decide o canal que vêem na televisão, ela é que diz a que é que vão brincar (mesmo com as amigas), ela não ajuda a irmã nem por mais uma com nada.
No outro dia, e para a tentar focar neste problema que é coisa inata, mas que ainda vamos muito a tempo de melhorar, disse-lhe que tinha um desafio para ela. Todos os dias à hora de jantar,  lhe ia perguntar que boas acções tinha feito durante o dia. Expliquei-lhe que eram coisas pequenas, não era preciso salvar um gato preso numa árvore. E ela fez um olho muito arregalado, e retorquiu: e se eu não tiver nenhuma?
Expliquei-lhe que se num dia inteirinho não fizer uma única boa acção, então tem que repensar a forma dela de estar na vida com os outros.
Todos os dias lá tenho o relatório: deixei a Constança escolher a brincadeira no recreio, ajudei a Migalha do Meio a por o cinto do carro sem refilar, partilhei as minhas bolachas com a Carlota, e por aí fora.
Até que hoje, vinha muito ufana com o feito do dia. Até foi ela que disse "então não me perguntas qual foi a minha boa acção de hoje?"
E lá diz, que ofereceu às amigas aquelas pulseiras que ela faz, em vez de vender.
Aquilo soou-me mal, agora vender, que disparate.
Mas diz que sim, que lá pela escola há um verdadeiro negócio de fabrico e venda de pulseiras, e não é com pagamentos em biscoitos do lanche, é mesmo dinheiro. Ó mãe, vê lá que o Lourenço hoje já tinha para aí cinco euros!
Eu sei que o país precisa de empreendedorismo e pessoas com as vistas largas, mas será que devem começar aos oito anos?

7 comentários:

  1. Ai, se o Passos sabe, aplica imposto aos putos... Não contes Xaxia, não contes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, desculpa lá, mas eu quero a minha factura com contribuinte!!

      Eliminar
  2. Bom, primeiro a lição de moral: efectivamente, 8 anos e já com negócios que envolvem dinheiro...espero que vocês morem numa zona boa onde não haja perigo de assalto por saberem que os pequenotes já andam com algum dinheiro. Em segundo lugar: O Lourenco tb faz pulseiras??????!!! Por último... não sei se foi uma boa acção, se uma estratégia de marketing (quem oferece qlqr coisa ganha, de futuro, mais clientes...) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pé de Chinelo. Acabaste com a réstia de esperança que tinha de que a miúda fosse verdadeiramente altruísta. Ainda mais que lhe descobri 11€ na bolsa da mochila da escola.

      Eliminar
  3. A sério?! Ando mesmo desactualizada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vale a pena dedicares-te a estas pulseiras. Quando o teu for crescido já vão ser outras quaisquer.

      Eliminar
  4. Mas para que é que os miúdos de 8 anos levam dinheiro para a escola?? Isso é normal?

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente