O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

quinta-feira, outubro 31, 2013

Maldito Halloween

E de repente, as minhas crianças querem festejar o Halloween.
Encharcadas em Panda e Disney que há mais de dez dias que se dedicam ao tema dos vampiros, das bruxas e dos esqueletos, Migalhas pedem roupa preta, chapéus altos e bicudos, "ó mãe, podes comprar uma abóbora".
E eu que não, que não é uma tradição nossa, que na escola delas não se festeja o Halloween (é um infantário católico), que não vou comprar caveiras nem tridentes.
E qual não é o meu espanto, quando chego com elas à escola, e mais de metade das crianças tem batom preto ou capa de drácula, chapéus, montanhas de roupa preta.
Migalha do Meio não escondeu a desilusão por não ter levado absolutamente nada para "brincar ao Halloween".
Eu fiquei furiosa. Primeiro, porque a escola devia ter informado os pais, que ao contrário dos outros anos,  o Dia das Bruxas já fazia parte do programa. Depois, porque me irrita estarmos a festejar uma coisa que não é nossa, que nem sequer faz sentido na nossa cultura, que é vendida às nossas crianças pela televisão. Irrita-me entrar num hipermercado e levar com abóboras e fatos tal e qual como se estivessemos no Carnaval.
A cereja no topo do bolo, foi o pedido (negado, claro), para andarem de porta em porta a pedir doces à vizinhança. E eu mais uma vez que não, que as pessoas nem iriam saber o que eles queriam.
Mas já percebi que é uma questão de tempo, e que não conseguirei resistir muito mais. Afinal, Migalhas ficaram bem tristes por não levarem teias de aranha coladas aos cabelos. Também doeve ser uma questão de tempo até passarmos a noite a despejar rebuçados e gomas em sacos de pano.
Entretanto amanhã é dia de pedir o Pão por Deus, e a mesma escola que hoje se alegrou para festejar as bruxas, entregou uns saquinhos de papel, que devemos devolver amanhã repletos com doces para trocarem uns com os outros.
A confusão nas cabecinhas das minhas pequenas criaturas é notável. Afinal, se amanhã também se dão doces, é Halloween outra vez.
Deus me valha...

2 comentários:

  1. No meu prédio, de há dois anos para cá, os miúdos vão pedir doces aos vizinhos. Este ano não aconteceu, deve ter sido por hoje já não ser feriado e foi tudo cedinho dormir.

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente